terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DEPUTADO PRESTIGIA ENTREGA DE BAFÔMETROS NO RIO DE JANEIRO

Relator da Lei Seca, Hugo Leal diz que o Estado passa a ter uma política pública para redução do número de acidentes no trânsito

O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) participou na manhã desta quinta-feira (22/1) da solenidade de entrega, pelo governo do Estado do Rio, de 173 bafômetros disponibilizados para a Polícia Militar (118), Secretaria estadual de Governo (35) e Secretaria municipal de Ordem Pública (20). Relator e autor do projeto de conversão da Lei 11.705/08, conhecida como Lei Seca, Hugo destacou que, a partir de agora, o estado do Rio de Janeiro passa a ter uma política pública voltada para a redução do número de acidentes e de mortes no trânsito.

– O governo do Estado está de parabéns, pois mais uma vez dá uma demonstração para o país que está atento aos graves problemas sociais. A partir da aquisição dos etilômetros, o Estado passa a ter fortalecida a política pública para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito – afirmou o deputado.

O deputado informou que os novos equipamentos, com tecnologia avançada, são capazes de fazer um novo teste em menos de dois minutos, enquanto os antigos precisam de 15 minutos. Mesmo se o motorista vier a falecer é possível saber através do teste se ele estava alcoolizado.

A entrega dos equipamentos foi feita pelo governador Sérgio Cabral, no Palácio Guanabara. O governador destacou que o uso dos equipamentos é mais um reforço no ordenamento urbano da cidade.

- Essa medida fortalece a Lei 11.705, a chamada Lei Seca, de autoria do nosso deputado Hugo Leal, e se insere cada vez mais na forte atuação do governo do Estado e agora da Prefeitura do Rio no ordenamento urbano da Região Metropolitana. A aquisição dos 173 bafômetros é resultado desse nosso compromisso para aplicar a lei seca no estado, pois ela salva vidas – disse Sérgio Cabral.

O presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, lembrou que o número de mortes no trânsito no estado no ano passado caiu 10% em função da lei seca. Segundo ele, das 2,5 mil pessoas que morrem anualmente em acidentes de trânsito no estado do Rio, 50% são decorrentes da associação uso de álcool e direção. O Detro disponibilizou os recursos de R$ 1 milhão para a compra dos 173 bafômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário