sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PRATICANDO OS CINCO SENTIDOS

Em tempos de crise econômica, muitas organizações estão em um beco sem saída e na luta para sobreviverem à queda do capital. Nesse momento, somente dois fatores são capazes de impedir a bancarrota: a melhoria nos processos de produtividade e qualidade na produção de bens e serviços.
Para que isso ocorra, algumas empresas precisam realizar mudanças em sua estrutura, mas esbarram no problema de como fazer essas transformações sem afetar a rotina e o comportamento dos colaboradores, considerados os fios condutores das atividades corporativas.
Uma das alternativas, segundo os autores Reginaldo Pedreira Lapa, Antônio Mendes Barros e José Flávio Alves, é aplicar o Programa dos 5S ou Cinco Sensos, ferramenta ideal para esse tipo de situação. É sobre os detalhes da aplicação desse instrumento que trata o livro Praticando os Cinco Sensos. Na obra, os autores demonstram a eficácia dos 5S (Utilização, Ordenação, Limpeza, Asseio e Autodisciplina) na quebra da resistência das pessoas aos processos de mudança.
Sua qualidade é capaz de gerar novos padrões de comportamento, desenvolver o espírito de equipe e, assim, permear todas as atividades da organização. Todo o conteúdo de Praticando os Cinco Sensos é baseado na experiência do trio de autores nos últimos cinco anos à frente do Programa de Implantação dos 5S na Mineração Rio do Norte (MRN), no Pará.
Uma obra que retrata o sucesso de um projeto que contribui para o aumento do nível de satisfação daqueles que promovem a qualidade e a excelência dos serviços e produtos das corporações: as pessoas.
Público-Alvo: Ideal para aqueles que desejam iniciar, melhorar ou consolidar o processo de mudança em suas organizações através da prática dos Cinco Sensos.
Autores: Reginaldo Pedreira Lapa é Engenheiro de Minas, graduado em 1979 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Exerceu várias funções em empresas como a Paulo Abib Engenharia, Urucum Mineração e Petrobras. Desde 1990, é Coordenador da Implantação da Gestão da Qualidade Total e das atividades de Segurança Industrial e Meio Ambiente na Mineração Rio do Norte (MRN).
Antônio Mendes Barros Filho é Técnico em Mineração, graduado em 1970 pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG). Atuou na área de produção e processo na Vale, ICAL e Samarco Mineração. Trabalha há 23 anos, na Mineração Rio do Norte (MRN), onde atualmente ocupa os cargos de Facilitador e Assessor de Qualidade.
José Flávio Alves é Técnico em Mineração, graduado em 1982 pela Escola Técnica Federal do Pará. Atuou na área de produção da Vale. Desde 1987 trabalha na MRN onde ocupa atualmente os cargos de Facilitador e Assessor da Padronização.
Dados Técnicos:
Preço: R$ 25,00
ISBN: 85-7303-851-4
Número de Páginas: 115
Formato: 16 X 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário