segunda-feira, 20 de abril de 2009

"DIA D” – VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Sábado, dia 25 de abril, equipes de saúde estarão mobilizadas para a realização do “Dia D”, Dia Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8:00 às 17:00 horas. Pessoas com mais de sessenta anos podem tomar a vacina. Em nossa cidade há cerca de 40 mil idosos. Nossa meta é vacinar pelo menos 80%. A campanha dura duas semanas. Todas as vacinas saem da Coordenação de Epidemiologia, que fica ao lado do Hospital Municipal Nelson Sá Earp (Pronto Socorro), onde também haverá uma sala para vacinação.


A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno. Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas por ano apresentam um episódio de gripe, segundo dados da OMS. Os idosos, em especial os portadores de doenças crônicas, são alvo de sérias complicações causadas pela gripe como pneumonias, doença pulmonar ou cardíaca crônica, podendo levar a óbito. É bom lembrar que a gripe é diferente do resfriado, causado por outros vírus e com sintomas mais fracos.


Altamente contagiosa, a gripe é causada por vírus (influenza). Para tal vírus, ainda não existe medicamento eficaz e este tem como característica típica, se modificar com muita freqüência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recolhe amostras em todo o mundo e indica aos laboratórios produtores de imunológicos, a composição ideal da vacina a ser utilizada a cada ano, para garantir uma eficácia em torno de 90%. No Brasil, as amostras são coletadas pelos Laboratórios Adolpho Lutz (São Paulo), Fiocruz (Rio de Janeiro) e Evandro Chagas (Belém). A vacina é aplicada no músculo, levando, aproximadamente, duas semanas para produzir efeito (dependendo da reação de cada organismo), exigindo uma dose a cada ano.

Nos idosos que, geralmente, têm menor resistência, uma pequena infecção pode evoluir para uma doença mais séria. A principal arma contra a gripe ainda é a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário