quinta-feira, 9 de abril de 2009

DIOCESE SE PREPARA PARA FESTA DA PÁSCOA

Com a Missa dos Santos Óleos, celebrada hoje (dia 9/04/2009), às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara, a Diocese de Petrópolis, dá continuidade as celebrações da Semana Santa, cujo ponto alto é sábado, quando em todas as igrejas católicas acontece a Missa da Ressurreição, conhecida como Vigília Pascal. A missa de hoje, na Catedral, será presidida pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro e concelebrada por todos os padres.

Nesta celebração, além da benção dos óleos da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos, os padres reafirmam o seu compromisso de obediência ao bispo. Esta é uma celebração marcada pela unidade dos padres com o bispo e do povo com seu pastor (bispo e padres).

Esta celebração faz parte da Semana Santa, que começou com o Domingo de Ramos, dia 5 de abril, terminando com a Vigília Pascal, próximo sábado, quando celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo. Um dos momentos marcantes da Igreja neste período é a sexta-feira, quando se celebra a Paixão e Morte de Jesus. Neste dia, em toda a Diocese, assim como em todo mundo, acontece as encenações dos últimos momentos da vida de Cristo, cujo objetivo é lembrar o sacrifício de Jesus, que morreu pelos nossos pecados.

No domingo passado, ao celebrar o Domingo de Ramos, a Igreja lembrou a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando ele é aclamado pelo povo como Rei (cf. Mt 21,4-14). A partir desta data, inicia-se a preparação para a festa da Paixão Morte e Ressurreição de Jesus, que começa na quinta-feira, lembrando o momento em que Cristo instituiu a Eucaristia. Nesta missa, celebrada à noite, o padre, depois de escolher doze homens da comunidade, lava os pés deles, lembrando o momento em que Jesus lava os pés dos Apóstolos (cf. Jo 13, 1-10).

Na sexta-feira, é lembrado a paixão e morte de Jesus (cf. Jo,19), por isso neste dia não há missa, apenas uma celebração, quando as leituras narram os últimos momentos de vida de Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Logo após a celebração, sempre às 15 horas, hora segundo a tradição em que Jesus morreu, segue a procissão do Senhor Morto, lembrando o caminho que Maria, sua mãe e seus amigos fizeram até o local onde foi sepultado (cf. Jô, 19, 38-42).

As celebrações da Semana Santa tem seu ponto alto da missa da Vigília Pascal, quando se celebra a ressurreição de Jesus, (cf. Jo, 20). Nesta missa, celebra-se a vitória sobre a morte, cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário