segunda-feira, 27 de abril de 2009

PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DE ALIMENTOS FUNCIONAIS

Bem Viver promove palestra com nutricionista

A palestra que será realizada na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, a partir das 20h na Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver tem como tema os alimentos funcionais e como eles podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.


De acordo com a nutricionista e palestrante Bruna Murta, “alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, entre outros, contém, além de seus nutrientes básicos (vitaminas, minerais, fibras), substâncias antioxidantes que desempenham importante papel na prevenção de doenças. Esses alimentos devem fazer parte da alimentação diária”, afirmou.
Os alimentos funcionais além de nutrir e saciar a fome beneficiam uma ou mais funções no organismo, melhorando a saúde e bem estar e/ou reduzindo o risco de doença.

“Os alimentos funcionais que já apresentam comprovações científicas são: soja; tomate; peixes e óleos de peixe; linhaça; vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve de bruxelas); alho; frutas cítricas; chá verde/chá branco; uvas escuras/vinho tinto; cereais integrais, principalmente a aveia; chocolate amargo (70% de cacau); óleo de coco; pré e probióticos; cúrcuma; azeite extra-virgem” afirmou Bruna.

O consumo regular dos alimentos funcionais em quantidades normalmente ingeridas na dieta, não há necessidade de consumir grandes quantidades, é importante para exercer os benefícios na prevenção e/ou no tratamento de doenças. “Com o consumo desses alimentos de forma regular, há a prevenção de doenças e conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida”, explicou.

Murta afirma que todos os grupos de alimentos devem ser incluídos na alimentação diária e que não existe um alimento mais importante que o outro e sim, alimentos que contém substâncias específicas que exercem ações específicas no organismo.

“Com a inclusão dos alimentos funcionais em nossa dieta, nos prevenimos de doenças e/ou conseguimos tratar doenças. Dessa forma, temos uma melhor qualidade de vida. Com o consumo desses alimentos podemos reduzir males como a constipação intestinal, doenças cardiovasculares, osteoporose, até alguns tipos de câncer”, declarou a nutricionista.

Contudo, não adianta consumir grande quantidade dos alimentos funcionais e manter uma dieta irregular e rica em gorduras. De acordo com Bruna Murta “alimentos ricos em gorduras (especialmente as saturadas e trans) e açúcares devem ser evitados, pois o excesso na ingestão desses alimentos pode levar ao surgimento de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, cânceres, entre outras. Frituras, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas e refrigerantes, embutidos, enlatados, churrasco, pizzas, feijoada, salgadinhos, doces, tortas e sorvetes são alguns desses alimentos que devem ser evitados”.

O mais adequado é incluir todos os grupos de alimentos na dieta, pois cada grupo alimentar tem seus nutrientes específicos e benefícios ao organismo. “A princípio, todos devemos incluir a maioria dos alimentos funcionais na alimentação, porém, pessoas alérgicas a algum desses alimentos, não deve ingeri-los. Devemos optar por aqueles que irão proporcionar os benefícios que precisamos. Pessoas com constipação intestinal devem incluir os alimentos probióticos e probióticos na dieta, que irão melhorar a saúde intestinal, já mulheres no período da menopausa, devem incluir a soja para amenizar os sintomas desagradáveis que as acometem nesta fase”, declarou.

Após a palestra que é completamente gratuita a Bem Viver vai sortear entre os participantes um atendimento para avaliação e orientação nutricional.

SERVIÇO

PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DE ALIMENTOS FUNCIONAIS
Data: 29/04/2009
Horário: 20h
Local: Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver
Rua General Ozório, 65
Centro – Petrópolis/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário