segunda-feira, 4 de maio de 2009

CONGRESSO DA JUVENTUDE REUNE 6MIL JOVENS EM TERESÓPOLIS

Durante três dias, cerca de 150 jovens estiveram reunidos durante o Précongresso e no domingo, dia 3 de maio, mais de seis mil jovens se reuniram no Ginásio do Pedrão, em Teresópolis (RJ), no XXI Congresso da Juventude Católica, que teve como temaColocamos a nossa esperança no deus Vivo! (Tm 4,10). O evento promovido pela Pastoral da Juventude da Diocese contou com a presença do bispo diocesano, Dom Filippo Santoro celebrando a Santa Missa de encerramento do Congresso e show com a cantora Ziza Fernandes, DJ Xandão e palestra de Júlio Brebal, da Comunidade Canção Nova.

      Paulino Oliveira Gonçalves da Paróquia Santa Rita de Cássia, Meudon (Teresópolis/RJ), disse que o congresso representou na sua vida pessoal um momento de crescimento muito grande e também na paróquia, onde atua na Pastoral da Juventude. Ele acredita que a partir deste encontro, onde se falou muito da esperança, o movimento de juventude na sua paróquia vai crescer.

      Na sua avaliação, o précongresso e o Congresso no domingo, mostrou a unidade da Diocese, “com os jovens reunidos com o mesmo intuito, a mesma vontade e o mesmo objetivo, testemunhar o amor de Deus”. Sobre a presença da juventude no Ginásio do Pedrão, Paulino Oliveira afirmou que “é uma alegria muito grande, pois vemos a presença de Deus em nossa vida. Ele não permite que a gente se perca neste que é tão louco. Tenho a certeza de que daqui para frente o nosso trabalho será maior, pois Ele (Cristo) está com gente e com isso vamos levá-lo a outros jovens”.

        Ao falar para os jovens, Dom Filippo Santoro convidou os jovens a transformar a sociedade a partir do testemunho do amor de Deus e da mensagem de Cristo. No inicio de sua homilia, o bispo diocesano disse que quando chegou ao Ginásio do Pedrão teve a sensação de estar numa discoteca, principalmente pelas músicas animadas e pela animação dos jovens. “Depois de ter a sensação de que estava numa discoteca, pensei, é importante que o anúncio de Jesus seja levado também na discoteca para transformá-la”, lembrando que é preciso criar espaços alternativos onde a mensagem de Jesus possa ser vivenciada, em ambientes onde o  mais importante é o relacionamento entre as pessoas.

      Ao usar a discoteca como exemplo, Dom Filippo Santoro se referia a todos os ambientes onde os jovens estão presentes, frisando que existe dois movimentos: “Um movimento que não é o nosso, que é do mundo, que entra na Igreja e faz morrer a riqueza da fé. O outro movimento é o nosso, a Igreja que entra no mundo para transformá-lo e salvá-lo. É isto que nós queremos, entrar no mundo para levar a presença do Filho de Deus”.

 Dom Filippo Santoro, aproveitando o tema do Congresso Colocamos a nossa esperança no Deus Vivo, voltou a lembrar as palavras do Papa Bento XVI sobre a crise econômica, quando ele disse que as pessoas colocaram suas esperanças no dinheiro e de um dia para o outro perderam tudo. “A nossa esperança deve ser o Cristo, que não nos decepciona e não nos abandona”. Ele lembrou aos jovens que a fé cresce no encontro com a realidade, onde é possível dar testemunho de Cristo, ressaltando ainda a necessidade de se ter o encontro com o Senhor Jesus e o compromisso de levar outros jovens a viverem este encontro, que transforma a vida de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário