segunda-feira, 4 de maio de 2009

HUGO LEAL DEFENDE SEGURANÇA PARA OS CAMINHONEIROS

Participando da nona edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas que acontece na próxima semana, dia 6 de maio na Câmara, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca e vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes – promotora do evento – ressaltou a importância da aprovação do Projeto de Lei 2660/96,limitando a quatro horas ininterruptas o tempo de direção do motorista, com descanso de 30 minutos.
Hugo Leal lembrou também de um outro fator importante quanto à segurança do motorista de caminhão: o Estatuto do Motorista Profissional, do senador Paulo Paim, que tramita no Senado.

– O Estatuto estabelece a esses profissionais jornada máxima diária e semanal. O que não podemos permitir é a continuação desta imposição de jornadas excessivas aos caminhoneiros, colocando em risco a vida deles e
de todos que trafegam pelas nossas rodovias. Nelas, diariamente, 400 motoristas de caminhão são envolvidos em acidentes e a principal causa é o excesso de trabalho sem descanso destes trabalhadores – afirmou o deputado.

Acidentes causados por excesso de trabalho segundo pesquisa, anualmente o Brasil gasta R$ 7,7 bilhões com acidentes de caminhões de carga. Estas ocorrências representam 35% dos acidentes de trânsito nas rodovias federais. Outro dado é que a maioria deles ocorre em pistas simples, em linha reta e tempo bom. Deste total, 15% dos acidentes acontecem com os motoristas que dirigiam por mais de 4 horas.

– Uma outra preocupação é quanto ao controle da jornada dos profissionais autônomos, responsáveis por grande parte da frota brasileira. O número de acidentes com esses caminhoneiros é 45% maior do que com os de frota. Não
podemos permitir abusos que representem concorrência desleal aos empregadores que respeitam a jornada de seus motoristas e que coloquem em risco a segurança nas estradas – acrescentou Hugo Leal.

Planejamentos e regulamentação na jornada de trabalho dos caminhoneiros, no limite de velocidade e nos trechos de risco das estradas são fatores relevantes levantados por especialistas para a redução do número de acidentes com caminhões de carga.

– Não podemos permitir que os caminhoneiros sejam submetidos a esta jornada de trabalho do tempo da escravidão. É inaceitável que eles dirijam 24 horas seguidas transportando excesso de peso, sem a mínima segurança
para trabalhar. Há motoristas que dormem menos de 3 horas por dia. Muitos motoristas de ônibus também sofrem com esta situação, chegando a dirigir dias seguidos e dormindo no próprio veículo. O transporte rodoviário é
importante para a economia e pode ser considerado o meio mais eficiente – completou Leal.

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