quarta-feira, 20 de maio de 2009

PÓLO METAL-MECÂNICO DE PETRÓPOLIS INICIA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL DO SETOR

Empresários do setor Metal-Mecânico de Petrópolis se reúnem nesta quinta-feira, 21, para definir o cronograma de execução das 13 ações estabelecidas como prioritárias para o desenvolvimento industrial sustentável do pólo. Nessa lista estão: a busca de convênios para a criação de produtos, a participação em editais de entidades de fomento para a formação de um Centro de Tecnologia e Inovação, capacitação de funcionários e gestores, a realização de missões técnicas e a participação em feiras e eventos do segmento.

O encontro marca o início da nova fase do projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RJ, e que contou em 2008 com um amplo trabalho de pesquisa junto às empresas do setor na cidade. O levantamento apontou o que deveria ser mudado para que o pólo volte a ocupar o lugar de destaque na economia do município. Entre as constatações do diagnóstico, uma chamou a atenção: 80% dos empresários direcionavam as ações da fábrica de acordo com necessidades momentâneas, sem realizar planejamento.

Além disso, 60% das empresas não realizavam pesquisas para a inserção de novas tecnologias em seus produtos e processos. “Mas o diagnóstico também apontou que a grande maioria quer buscar essas novas tecnologias e tem interesse em adquirir a certificação ISO, o que faltava era direcionamento”, revela o gestor do projeto, Sérgio Ramos. O caminho para chegar lá é o associativismo. “Por isso, o foco do trabalho tem sido o planejamento de ações coletivas, visando a criação de uma rede de empresas do setor”, complementa o gestor.

SERVIÇO:
Encontro de Empresários do Setor Metal-Mecânico
Data: 21 de maio de 2009
Horário: 18h
Local: Auditório do Escritório Regional do Sebrae/RJ
Endereço: Rua 24 de Maio, 2 – Centro – Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário