sexta-feira, 29 de maio de 2009

SANTUÁRIO BOM JESUS DE MATOSINHOS COMPLETA 50 ANOS



Neste final de semana, começando amanhã, dia 29 de maio, a Diocese de Petrópolis celebra os 50 anos de fundação do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Werneck, distrito de Paraíba do Sul (RJ). O ponto alto da comemoração será a Santa Missa, domingo, às 11h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, concelebrada pelo Padre Marcio Antônio Damasceno, com a participação de romeiros de todo o Estado do Rio e de outras regiões do país.

Durante os três dias de comemoração, será lembrado as duas pessoas que fundaram o Santuário em maio de 1959: Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, primeiro Bispo de Petrópolis, e o Padre Luis Raimundo Cesare, que lá viveu até sua morte em 1992. Padre Marcio afirma que “estamos celebrando os 50 anos desta obra magnífica para o bem do povo de Deus, pois durante todos os estes anos tem atraído milhares de romeiros, ao mesmo tempo que os leva ao encontro de Jesus”.


Programação
Dia 29 de maio
Às 18hh30 – Oração do Terço e ladainha do Bom Jesus de Matosinhos.
Às 19h – Santa Missa, pregação sobre Nossa Senhora e benção do Santíssimo Sacramento.
Dia 30 de maio
Às 18h – Momento Mariano – oração do terço e ladainha de Nossa Senhora.
Às 19h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora.
Às 19h30 – Santa Missa, coroação de Nossa Senhora e noite cultural.
Dia 31 de maio
Às 9h – Carreata com a imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora, local da saída, Jardim Velho em Paraíba do Sul.
Às 10h30 – Chegada da carreata com um grande evento.
Às 11h – Santa Missa presidida por Dom Filippo Santoro, benção papal e indugência. (benção dos objetos e agradecimentos).
Às 12h30 – Almoço no restaurante
Às 15h – Show de prêmios.


História


Localizado a cinco quilômetros e meio de Werneck, distrito de Paraíba do Sul, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos serve de cenário a uma das festas religiosas mais famosas e tradicionais do Brasil: a do Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário é um lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta de modo muito sensível a sua misericórdia.


Sabemos pela fé que Deus, na história da salvação, sempre esteve com seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas por disposição desse mesmo Deus de Bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação, são os santuários. A devoção do Bom Jesus de Matosinhos é anterior a 1741.


Na Igreja, existe na Sala de Milagres, dois quadros ofertados por devotos, por graças alcançadas, encontrados no subsolo da Igreja, onde existiu a primeira capela. Ocupando um exíguo espaço, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é hoje sóbrio e acolhedor. Passando várias pessoas por ele todos os domingos e também na tradicional festa.


Data de antes de 1744 a devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quando a imagem foi encontrada milagrosamente por escravos da Fazenda Matosinhos, à beira de um ribeirão. Em 1741, já existia a ermida de Nosso Senhor Bom Jesus, uma das mais tradicionais capelas do Estado do Rio de Janeiro, tal o número de milagres, atribuídos ao santo de sua invocação. A primeira capela foi construída de pau a pique e madeira roliça, resistindo intacta. Até o término de construção do novo santuário.


A fama dos milagres e das graças alcançadas foi ganhando regiões cada vez mais distantes e de todas elas começaram a vir peregrinos em romaria, para venerar a imagem do Bom Jesus. Desse modo houve a necessidade de se fazer uma igreja maior para atender aos peregrinos. Esta passou a receber um número cada vez maior de romeiros que vêm de todos os cantos do país aumentando a cada ano que passa.


Terminado o Santuário, ao levar a imagem em procissão para o novo templo, curiosamente aconteceu um fato especial: partes das paredes da antiga capela ruíram por terra, como se estivessem sustentadas pela imagem. Desde a aparição da imagem até os dias de hoje, milhares de graças são alcançadas pelos devotos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e isto pode ser conferido nos inúmeros pedidos de ação de graças e pagamento de promessas em todas as missas dominicais e principalmente no dia da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário