sexta-feira, 5 de junho de 2009

ABERTO EM PETRÓPOLIS O SALÃO ESTADUAL DE TURISMO

Durante dois dias, a Cidade Imperial é também a capital do turismo no Estado. A abertura oficial do maior evento do setor no Rio de Janeiro, o Salão Estadual de Turismo, aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, no hotel Vale Real, em Itaipava.

Participaram da solenidade, o secretário nacional de Políticas Públicas, do Ministério do Turismo, Aírton Pereira, a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, o presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Félix, o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, o vice-presidente do Conselho do Sebrae/RJ e presidente da Facerj, Jésus Costa, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi e o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado, Paulo Senise.

Também estiveram presentes: o secretário de Habitação do Rio de Janeiro, Jorge Bittar, deputados, prefeitos e secretários de turismo de municípios do interior do Estado, além de agentes de viagem e profissionais ligados ao setor. Ao todo, mais de 50 prefeituras estão envolvidas no evento.

O secretário nacional de Políticas Públicas, do Ministério do Turismo, Aírton Pereira, abriu a solenidade falando da importância do segmento turístico como gerador de empregos, renda e desenvolvimento econômico.

A secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, enfatizou que no Estado do Rio de Janeiro, o setor de serviços responde por 70% do Produto Interno Bruto e o turismo representa 38% desse total.

Para o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado, Paulo Senise, o Salão Estadual de Turismo “é uma oportunidade de colocar em prática a busca por um maior fortalecimento e união dos destinos, da capital do Estado com o interior”.

Já o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, lembrou as oportunidades geradas pelo atual cenário turístico, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e a possibilidade de sediar uma olimpíada, lembrando os desafios que esses eventos trazem para a organização e a capacitação da rede hoteleira e dos profissionais do setor.

Evandro Peçanha também ressaltou o papel estratégico do turismo para a economia do Estado: “O turismo representa no Rio de Janeiro um indutor de mais de 50 outras atividades econômicas, que se associam à cadeia”.

A primeira edição do Salão Estadual de Turismo tem como meta promover o desenvolvimento do setor e divulgar as belezas naturais do interior do Rio de Janeiro. As cidades participantes apresentam suas atrações às operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e jornalistas especializados.

A programação inclui palestras, exposições e atrações artísticas. São mais de 80 expositores, contando com a participação dos demais Estados do sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A expectativa é atrair dez mil pessoas nos dois dias de evento. No estande de Petrópolis, atores caracterizados como personagens históricos - como Dom Pedro II - recepcionam os visitantes.

O ARTESANATO COMO ATRAÇÃO TURÍSTICA

Vinte artesãos do projeto Artesanato Petrópolis, do Sebrae/RJ, participam do Salão Estadual de Turismo, que acontece até amanhã, no hotel Vale Real, em Itaipava. São profissionais que durante dois anos fizeram parte do programa de capacitação desenvolvido pelo Sebrae/RJ, que incluiu cursos de design, associativismo, compra e venda, preço e atendimento ao público, além de oficinas práticas, palestras com especialistas e visitas a pontos turísticos.

O grupo apresenta 120 peças da coleção Vivendo Petrópolis, com inspiração na história, na arquitetura e nas belezas naturais da cidade. A artesã Solane Tardelli preparou bolsas, porta-copos e descansos de mesa ecológicos, feitos a partir da reciclagem de jornais e sobras de tecido das confecções da rua Teresa. As peças dela remetem aos ícones da cidade, como a coroa de Dom Pedro II e o ladrilho da cozinha do Museu Imperial.

Neste sábado, o evento é aberto ao público, com entrada gratuita. “É uma oportunidade de troca, além da chance de divulgar nosso trabalho para todo o Estado”, comemora a artesã.
A programação completa do evento pode ser consultada no site: www.salaodeturismorj.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário