segunda-feira, 22 de junho de 2009

DE OLHO NOS NÚMEROS

Projeto da UCP faz escola estadual ganhar inédito Laboratório de Matemática

Dezoito modernos computadores, livros e curiosas peças lúdicas distribuídas sobre as mesas fazem parte do novo cenário onde estudantes do Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim podem aperfeiçoar seus conhecimentos em Matemática. O Laboratório de Ensino de Matemática é resultado da aprovação, pela Faperj, de um projeto apresentado há um ano por professores da UCP. A idéia era usar o know-how dos docentes para conquistar melhorias para o ensino público da região. E deu certo. Os R$ 40 mil concedidos pela Faperj para o projeto já foram aplicados e o novo laboratório será inaugurado nesta segunda-feira, dia 22, às 9h.

Segundo o professor Luiz Fernando Abend, a idéia do projeto surgiu com o lançamento, pela Faperj, de um edital para projetos que garantissem melhorias no ensino de Matemática e Ciências em escolas públicas estaduais. O trabalho, que foi elaborado junto das professoras Flávia Trópia e Lygia Silva Leite, acabou aprovado. Os recursos chegaram no ano passado e foram aplicados em bem mais do que material e equipamentos. "Os recursos também estão sendo utilizados para remuneração de professores e alunos bolsistas, que estão capacitando a equipe do colégio para que possam trabalhar com o novo ambiente", explica.

Agora, Abend quer ir ainda mais longe: quer tornar a Universidade uma referência para a elaboração de projetos para captação de recursos em financiadoras públicas. "Com a aprovação do projeto, conquistamos o reconhecimento não só da Faperj como também da sociedade. O trabalho referenda o curso de Matemática e nos coloca à frente de outras instituições de ensino", diz, acrescentando que pretende também buscar junto das empresas da região o apoio necessário para a implantação de projetos como o da Escola Irmã Cecília Jardim na própria Universidade e em escolas municipais.

"A idéia é trabalhar junto da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UCP, identificando as áreas onde existe maior demanda de recursos para implantação de projetos. Vamos trabalhar em benefício da sociedade petropolitana", garante o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário