terça-feira, 9 de junho de 2009

HUGO LEAL REIVINDICA PARTICIPAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EM LEILÃO DA CONAB

O deputado federal Hugo Leal e os representantes da AFAS - Associação Fluminense de Avicultura e Suinocultura, José Bravo, (presidente) e Renato Faustino Porto Avelar, foram recebidos em Brasília pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães. A reivindicação da AFAS é a participação do Estado do Rio de Janeiro, em caráter definitivo, nos leilões realizados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento.
Em 2007, por interferência de Hugo Leal, o Rio de Janeiro participou temporariamente destes leilões para atender a necessidade da cadeia produtiva.
A Companhia – empresa oficial do Governo Federal – tem como responsabilidade gerir políticas agrícolas e de abastecimento, proporcionando o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado. Seu principal objetivo é contribuir para regularizar o abastecimento e garantir a renda ao produtor rural, participando da formulação e execução da política agrícola.
A Conab realiza leilões para escoar a produção de milho dos estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, por meio de Prêmio de Escoamento do Produto para abastecimento dos consumidores do Norte, Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais.
Hugo Leal explicou que a inclusão definitiva do Rio de Janeiro nos leilões não se deu ainda em função do mesmo não ter produção de grãos. Participando com apenas 3% do PIB agropecuário da Região Sudeste, o estado do Rio ocupa o 25º lugar em produção de grãos, levando-se em conta as limitações ambientais – 10% de área ocupada por florestas – e relevo – com grande concentração de montanhas.

O deputado considera relevante manter a continuidade da avicultura e da suinocultura fluminense, assim como toda atividade agroindustrial que possua o milho como parte da cadeia produtiva: bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, fábrica de rações e outras.

– Junto ao Ministério da Agricultura estarei trabalhando para que no próximo leilão de milho da Conab, o nosso estado já esteja participando. O Rio de Janeiro não pode encerrar as suas atividades produtivas, o que geraria fatalmente demissões de trabalhadores. O momento é de corrigir as distorções, incentivar a produção e gerar novos empregos– ressaltou o Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário