segunda-feira, 22 de junho de 2009

NÚNCIO APOSTÓLICO ENCERRA ANO PAULINO EM PETRÓPOLIS


No próximo domingo, a Diocese de Petrópolis encerra o Ano Paulino com uma missa, às 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri e pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro. O Ano Paulino foi proclamado pelo Papa Bento XVI, começando no dia 28 de Junho do ano passado e terminando neste ano, dia 29 de Junho. Aproveitando a presença de Dom Lorenzo, o bispo diocesano vai abrir oficialmente o Ano Sacerdotal na Diocese de Petrópolis, que terminará somente em 19 de junho de 2010.

Dom Filippo Santoro disse que será um momento de grande alegria, pois o Núncio Apostólico é o representante do Brasil e a sua presença em Petrópolis, para encerrar o Ano Paulino é um marco na história da Diocese. “Será um momento importante, pois a presença do Núncio é uma demonstração de unidade da nossa Diocese com o Sumo Pontífice e com a Igreja Católica do Brasil”.

Todas as 40 paróquias da Diocese foram convidadas a participar deste momento e estão se preparando com caravanas para participar da missa na Catedral. Dom Filippo Santoro disse que um dos aspectos importantes desta visita é que o Núncio Apostólico traz com ele a mensagem de Bento XVI, que durante um ano lembrou a pessoa de São Paulo, “dedicando a ele reflexões de grande importância para que possamos conhecer melhor a vida e o ministério deste apóstolo”.
Dom Lorenzo Baldisseri foi nomeado núncio no Brasil no dia 12 de novembro de 2002, sucedendo a Dom Alfio Rapisarda. Em dezembro de 2008 recebeu das mãos do governador Aécio Neves, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte a comenda da "Medalha da Inconfidência", condecoração mais elevada concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais.

Ano Sacerdotal

Desde o dia 19 até junho de 2010, a Igreja no mundo celebra o Ano Sacerdotal convocado pelo papa Bento XVI. Com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, a convocação aconteceu por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianney, hoje padroeiro dos párocos, e a partir do dia 19, proclamado pelo papa, padroeiro dos sacerdotes de todo o mundo.

Segundo expressou Bento XVI aos membros da Congregação para o Clero, o objetivo deste ano é, “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.

A Igreja no Brasil vai celebrar o Ano Sacerdotal de várias formas, com destaque para a série de publicações biográficas de padres que serviram à Igreja: José Antônio Maria Ibiapina, Josimo Tavares, Alberto Antoniazzi, Cícero Romão Batista, Emanuel Gomes González, entre outros.
São João Maria Batista Vianney nasceu em Lion, Dardilly, na França, em 8 de maio de 1786. Foi ordenado sacerdote depois de vencer muitas dificuldades, inclusive nos estudos. Considerado o padroeiro dos párocos, o padre ficou mundialmente conhecido por Cura de Ars, por ter dedicado toda sua vida à pequena cidade de Ars, na França. Ali, ele foi um admirável exemplo de vida cristã, exercitou uma eficaz pregação voltada para a mortificação, a oração e a caridade. Maria Vianney faleceu em Ars, com odor de santidade, em 1859, e foi canonizado pelo papa Pio XI em 1º de novembro de 1924. Sua festa litúrgica é comemorada em 4 de agosto, tradicionalmente conhecida pela Igreja como Dia do Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário