quarta-feira, 3 de junho de 2009

SUA ESCRITA, SUA PERSONALIDADE


Existe letra feia? Por que os médicos usam garatujas? Quais as vantagens de escrever com as duas mãos? Que fazer quando sua assinatura é falsificada? O que é a síndrome do escrivão? Essas e outras perguntas, feitas ao grafólogo Paulo Sergio de Camargo, em todas as suas palestras pelo mundo, são respondidas numa obra escrita em linguagem simples e bem humorada. A idéia é mostrar a importância da escrita em nosso cotidiano. Um simples texto redigido pode dizer muito mais sobre uma pessoa do que imaginamos.
É possível saber se estamos tensos, ansiosos ou felizes. Como é nossa personalidade; o que buscamos para nossa vida; quanto já evoluímos; qual a velocidade do nosso pensamento. Qualquer emoção é registrada na ponta da caneta. Até mesmo um simples resfriado modifica a maneira de escrever. No livro Sua escrita, sua personalidade (104 p., R$ 28,90), lançamento da Editora Ágora, o especialista Paulo Sergio de Camargo, que há mais de 30 anos estuda grafologia, traz curiosidades e conhecimentos interessantes sobre a grafia. São as respostas dos questionamentos que recebe em suas palestras feitas no Brasil e em várias partes do mundo, descritas em 24 capítulos. Reunindo dados científicos e curiosos, Camargo produziu uma obra com informações práticas e atualizadas sobre o ato e as conseqüências de escrever.
Exemplificando com ilustrações e análises de grafia, ele responde uma série de dúvidas, como: será que conseguimos apenas escrever com as mãos ou podemos utilizar outros membros do corpo?; por que em determinados momentos da vida escrevemos com letras diferentes?; como faço para não falsificarem minha assinatura?; por que algumas pessoas são canhotas e outras conseguem escrever com as duas mãos? “As questões, por incrível que pareça, são as mesmas; as dúvidas e os comentários do público da Argentina, do Chile, da Espanha, do México ou do Brasil são praticamente iguais.
Eles também surgem nas entrevistas que concedo a emissoras de televisão e a jornais – ou seja: todos nós temos vontade de conhecer mais sobre esse ato que praticamos quase diariamente”, afirma o autor. Em um dos capítulos do livro, Camargo dá dicas para quem está preocupado com a letra na redação do vestibular. Segundo ele, é preciso observar princípios básicos. Antes de tudo, escrever é uma atividade cerebral e física; o corpo todo está envolvido.
“Então, como em qualquer atividade física, o aquecimento é fundamental. Quando for escrever movimente as mãos circularmente, os ombros, a cabeça. Alongue os braços e as pernas e se espreguice várias vezes; só então comece a escrever”, afirma o autor. Camargo também trata da avaliação grafológica, utilizada nos processos seletivos. Ele explica que dezenas de características são observadas na análise do perfil grafológico. “Mas não se preocupe, poucas empresas reprovam os candidatos com base somente na grafologia. O que se deseja é saber se as qualidades do pretendente estão ou não de acordo com o cargo pretendido”, explica, ressaltando que o principal objetivo é colocar a pessoa certa no lugar certo.
Há ainda um capítulo especial com a análise de assinaturas e autógrafos de personalidades e famosos como o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, Michael Schumacher, Salvador Dalí, Ayrton Senna, entre outros.
O Autor
Paulo Sergio de Camargo é escritor, especialista em linguagem não verbal, consultor de empresas nacionais e multinacionais e um dos mais bem preparados e conceituados grafólogos do país. Único brasileiro com o título de Professor de Grafologia do Colégio Binet da Argentina, é membro de honra da Agrupación de Grafoanalistas Consultivos de España e da Sociedade Brasileira de Grafologia. Como grafólogo, possui o maior número de livros publicados na América Latina e é constantemente convidado a fazer palestras no Chile, na Argentina e no México. Tem centenas de artigos publicados na imprensa brasileira e foi consultor da revista Destino e articulista do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, com a coluna "Grafologia". Pela Editora Ágora publicou também A grafologia no recrutamento e seleção de pessoal e Grafologia expressiva.
Título: Sua escrita, sua personalidade
Autor: Paulo Sergio de Camargo
Editora: Ágora
Preço: R$ 28,90
Páginas: 104
ISBN: 978-85-7183-061-5
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Nenhum comentário:

Postar um comentário