quinta-feira, 4 de junho de 2009

UCP ABRE NESTA SEXTA SEMINÁRIOSOBRE MEIO AMBIENTE

O tema é “As Interações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis”


A Universidade Católica de Petrópolis abre nesta sexta-feira, às 19h30, um seminário que vai discutir, por dois dias, as mudanças ambientais necessárias para o desenvolvimento sustentável de Petrópolis. O evento, que terá a participação de engenheiros, arquitetos, urbanistas, ambientalistas, publicitários, geógrafos e também advogados, será realizado no campus da Rua Benjamin Constant. É aberto ao público e a entrada é franca.

Segundo o reitor da Universidade, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, a idéia é criar um ambiente de debate, para discussão do que pode ser feito na cidade para melhorar a vida dos petropolitanos. “O desenvolvimento sustentável precisa ser discutido, pensado. É importante que tenhamos bases para esse debate”, justifica, lembrando que o evento será aberto nesta sexta com palestra do professor Ivanildo Hespanhol, engenheiro civil formado na Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Engenharia Sanitária e Saúde Pública.

Professor titular da Universidade de São Paulo, Membro de Grupo da Organização Mundial da Saúde e Diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água, ele vai falar sobre Conservação e Reuso de Água como Instrumentos de Gestão.     

No sábado, o seminário continua com palestras sobre sustentabilidade no ambiente construído (com o arquiteto e urbanista formado pela FAU/UFRJ e pós-graduado em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, Adriano Arpad Moreira Gomes); resíduos sólidos (com o ambientalista Sérgio Ramos Mattos); Tecnologias ambientais (com Walen Nogueira de Souza Cruz Junior, idealizador da ZIPlux -  modelo de sistema para iluminação pública que pode revitalizar a cidade e os hábitos noturnos, reduzir a poluição luminosa, reduzir significativamente os custos com manutenção e também economizar energia elétrica – e o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Moreira Peixoto); e Educação Ambiental, com os professores Atila Torres Calvente, economista e ex-coordenador de pesquisas na Região Amazônica, e Maria Esmeralda Barros Collares, formada em Geografia pela PUC de Porto Alegre, pós-graduada em Geomorfologia pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Gestão Ambiental e Educação Ambiental pela UFF/RJ.

O evento será encerrado com palestra do advogado e Procurador Federal, administrador de empresas, analista ambiental e especialista em Direito Ambiental (PUC/FGV), Paulo Pizão. Ele vai falar sobre responsabilidade na gestão ambiental. Entre 12h30 e 13h15 haverá uma última mesa-redonda para debater o tema “As Interações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável”. O moderador será Bruno do Nascimento, junto dos palestrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário