terça-feira, 28 de julho de 2009

"DUO MILÊNIO" COM A PARTYICIPAÇÃO ESPECIAL DA PERCUSSIONISTA ANA LETICIA BARROS

O Duo Milênio é formado por Ricardo Santoro, violoncelista e por Paulo Maurício, violonista. O conjunto nasceu oficialmente em 1999 e é o resultado de uma sólida amizade de 10 anos entre aluno e professor, derivada do amor comum à música. Na apresentação desta quarta, 29 de julho às 19 horas no Café Concerto Quitandinha, o duo se junta à percussionista Ana Letícia Barros.Mantendo uma proposta didática de levar aos concertos noções extras sobre as peças executadas, seus autores e suas épocas, o Duo Milênio possui repertório eclético, das mais diversas épocas e origens, como a espanhola, a francesa e a italiana, entre outras, além de um espaço especial e importante para a música brasileira.

Com arranjos feitos, em sua maioria, pelos próprios intérpretes, o conjunto tem como um de seus objetivos quebrar a barreira entre a chamada música clássica e a música popular. Ricardo Santoro – violoncelo - Foi com o pai, o contrabaixista Sandrino Santoro, que o artista deu os primeiros passos nos estudos musicais. Em 1989, graduou–se pela Escola de Música da UFRJ, com dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Ricardo é professor de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ, concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira e spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como solista, já se apresentou à frente de várias orquestras no Brasil, além de recitais solo nas principais salas de concertos.

Vencedor de vários concursos nacionais, Ricardo representou o Brasil na EXPO – 2000, em Hannover (Alemanha), e em 2001, apresentou-se em dois concertos na Haus Der Kulturen Der Welt, em Berlim (Alemanha), além de outras pérolas que possui no currículo. Ricardo também faz parte dos conjuntos Duo Santoro (violoncelos), Trio Aquarius (piano, violino e violoncelo), Quarteto Continental (cordas) e Toccata Brasil (harpa, flauta, violoncelo e contrabaixo). Paulo Maurício – violão - Desde 1999, o artista integra o Duo Milênio com Ricardo Santoro. Paulo Maurício estudou com nomes como: Ademar Nunes, João Pedro Borges, Luiz Antônio Perez e Turíbio Santos. Com o Duo Milênio, com a Orquestra de Violões ou com o grupo Cordas Concordes (dos quais também faz parte), apresentou-se no Museu da República, na Casa de Petrópolis, no Teatro Municipal de Ouro Preto, entre outros locais.

O curioso é que Paulo Maurício também é professor de Biologia no Rio de Janeiro e autor de diversos livros didáticos sobre a matéria que leciona paralelamente à intensa atividade musical.
(In.: www.movimento.com)

Serviço
29/07 – 19h – Café Concerto Quitandinha - Duo Milênio
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário