sexta-feira, 17 de julho de 2009

ESPETÁCULO PIAZZOLLANDO

O espaço do Café Concerto, no Sesc Quitandinha, recebe neste sábado, às 19 horas, o sexteto composto por Lilian Barretto (piano), Ricardo Amado (violino),José Staneck (gaita), Henrique Cazes (guitarra), Omar Cavalheiro (contrabaixo) e Beto Cazes (percussão). O grupo faz um passeio pela obras do argentino Astor Piazzolla, sinônimo de tango e paixão e abrem a noite com o espetáculoPiazzollando.

Todos os que conviveram com o compositor falam de sua incrível energia e vitalidade, suas poucas horas de sono. Acostumaram-se com a sua pressa de viver e sua criatividade frenética, quase histérica – a própria essência de sua música.

Aluno de composição, nos anos 50, da célebre mestra Nadia Boilanger em Paris, num tempo em que todos os aspirantes à composição escreviam música influenciados por Stravinsky e Bartok, foi aconselhado por ela a “escrever Piazzolla” e voltar às suas raízes “tangueiras”.
A releitura do tango feita por Piazzolla é altamente sofisticada, com citações eruditas e ritos populares, e sua música possui uma certa cor latina, de sangue quente e fortes emoções.
Às críticas que lhe fizeram de “europeizar” o tango, Piazzolla respondia que “quanto mais se mostra a aldeia, mais se mostra o mundo”. Uma verdade é absoluta: quando se ouve Piazzolla, ouve-se música por cima e sente-se o tango por baixo, intimamente ligados por estrema força dramática.

Em suas próprias palavras: “sou um louco de guerra, um louco manso, me atrai a diversão, o vinho, a boa comida, a vida, portanto minha música não precisa ser triste. Minha música é triste porque o tango é triste. O tango tem raízes tristes, dramáticas, sensuais, às vezes religiosas, um pouco de tudo”.

SERVIÇO
18/7 - 19h – Café ConcertoPIAZZOLANDO Lilian Barreto (piano), Ricardo Amado (violino), José Staneck (gaita), Henrique Cazes (guitarra), Omar Cavalheiro (contrabaixo) e Beto Cazes (percussão) interpretam Piazzolla. 5 anos.
SESC Quitandinha – Av. Joaquim Rolla 2
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário