quarta-feira, 15 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO DE FRANZ WEISSMAN REVIVE A CONSTRUÇÃO E O RITMO DO MAIS IMPORTANTE ESCULTOR AUSTRÍACO-BRASILEIRO


O Festival de Inverno do Sesc Rio traz ao Sesc Quitandinha um importante acervo da arte contemporânea brasileira: a exposição Franz Weissmann -Imagens da Imensidão reunirá, de 16 de julho a 30 de agosto, cerca de 12 peças de grandes dimensões do mais importante escultor construtivista do país, pertencentes ao acervo da família do artista. São obras que sintetizam as experiências estéticas de Weissmann e que embasam o pensamento artístico brasileiro contemporâneo. Vistas sob o ângulo da imponente construção do Palácio Quitandinha, trarão uma visão única da produção artística contemporânea.

Segundo o curador da mostra, Marcus de Lontra Costa, os trabalhos selecionados, apesar de suas grandes dimensões, apresentam “um equilíbrio tênue, muitas e variadas dobras, jogos e modulações musicais, sendo alguns dotados de vibrante colorismo, que ampliam o caráter racional da geometria, emprestando-lhe poesia, ritmo e movimento”.

Nascido na Áustria, Franz Weissmann chegou com sua família ao Brasil aos 11 anos de idade; integrou destacadamente, na década de 1950, os grandes movimentos abstratos de caráter construtivista que acabaram por criar a identidade artística brasileira com obras que formam a matriz essencial do pensamento escultórico entre os brasileiros.

O curador Marcus de Lontra acrescenta: “Weissmann faz parte de uma geração de artistas e intelectuais que corajosamente enfrentou o desafio da modernidade, reciclando seus postulados de essência internacional à realidade de um país distante e periférico, na época ainda num estágio inicial de sua industrialização. A herança cultural anterior de Franz Weissmann integrou-se de maneira estrutural aos trópicos, possibilitando a elaboração de uma linguagem poética particular e original”.

No momento em que são comemorados os 50 anos da Primeira Exposição Neo-concreta, trata-se de uma excelente oportunidade para o público petropolitano ter contato com a obra de um dos principais artistas participantes da mostra histórica.

SERVIÇO
16/7 a 30/8 - 3ª a sábado, 10h às 18h e domingo, 10h às 17h - Cúpula Quitandinha FRANZ WEISSMAN - IMAGENS DA IMENSIDÃO Exposição com mais de 10 peças de grandes dimensões do mais importante escultor construtivista brasileiro, pertencentes ao acervo da família. As obras sintetizam as experiências estéticas de Weissmann e embasam o pensamento artístico brasileiro contemporâneo. Curadoria: Marcus de Lontra Costa. Livre.
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
Festival de Inverno Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário