quinta-feira, 30 de julho de 2009

KELZY ECARD em “MEU CARO AMIGO”

Com direção de Joana Lebreiro e texto de Felipe Barenco, o espetáculo é inspirado na obra de Chico Buarque

A atriz Kelzy Ecard, recente vencedora do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Rasga Coração”, estreou no dia 13 de fevereiro o espetáculo solo musical “Meu Caro Amigo”, inspirado na obra de Chico Buarque de Hollanda. O texto é de Felipe Barenco; a direção deJoana Lebreiro (diretora dos bem sucedidos musicais sobre Antonio Maria, Mario Lago e Ary Barroso); e a direção musical de Marcelo Neves. O espetáculo faz parte da programação do Festival de Inverno do Sesc Rio em Petrópolis e será apresentado nesta sexta, 31 de julho, às 19 horas, no Café Concerto Quitandinha.

A idéia deste musical surgiu da paixão dos criadores do espetáculo pela obra de Chico e sua onipresença nas vidas dos brasileiros, ora como trilha sonora de nossas histórias pessoais, ora como retrato da história recente do país.

“Meu Caro Amigo” não é um espetáculo biográfico sobre o compositor, mas uma ficção que busca, através da história da fã Norma, estabelecer um diálogo entre memória individual e memória nacional. Entendendo a música como poderoso veículo de compartilhamento de memória, o objetivo é despertar no espectador a lembrança de sua própria história ao mergulhar na saga desta mulher embalada pelas canções de Chico.

SINOPSE
“Meu Caro Amigo” conta a história de Norma, fã ardorosa de Chico Buarque, 50 anos, professora de História do Brasil que viveu a segunda metade do século XX de forma intensa e apaixonada.
Para Norma, Chico foi capaz de traduzir seus estados de alma em música e poesia - chega até a imaginar que algumas canções foram compostas especialmente para ela, tamanha é a identificação que sente.

Embalada e inspirada pelas canções de Chico, Norma compartilha suas memórias com o público, navegando entre a sua história pessoal e a história recente do país.

SOBRE A PEÇA
A trilha sonora é o grande motivador do espetáculo – a música de Chico é personagem fundamental, que interage com a vida particular da personagem em meio a acontecimentos marcantes dos últimos 50 anos. As músicas do espetáculo serão apresentadas em execução ao vivo com arranjos originais e reprodução de gravações em versões consagradas.

Ao contar a história desta fã em particular, a peça pretende abranger as relações entre qualquer fã e seu ídolo: relações que, mesmo misturadas a idealizações e fantasias, acabam por traduzir um afeto genuíno e inusitado, pela capacidade de se encantar tão fortemente com alguém que só se vê de longe e só se conhece pela sua arte. O verdadeiro fã, ainda que muito discreto, parece acreditar que sua vida se torna mais especial com a existência desse sentimento.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Felipe Barenco
DIREÇÃO: Joana Lebreiro
ATRIZ: Kelzy Ecard
DIREÇÃO MUSICAL: Marcelo Alonso Neves
MÚSICA AO VIVO: João Bittencourt
CENOGRAFIA E FIGURINOS: Ney Madeira
ILUMINAÇÃO: Paulo César Medeiros
PESQUISA HISTÓRICA E ICONOGRÁFICA: Priscila Cabral
PREPARAÇÃO VOCAL: Pedro Lima
PREPARAÇÃO CORPORAL: Thaís Tedesco
PROGRAMAÇÃO VISUAL E CRIAÇÃO DE SLIDES: Leonardo Miranda
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Chayanna Ferreira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Estela Albani
PATROCÍNIO: Correios e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Serviço
31/7 – 19h – Café Concerto Quitandinha
Meu Caro Amigo
Censura: 12 anos
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário