segunda-feira, 20 de julho de 2009

OFICINAS QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE

A presença do Sesc na Região Serrana se intensifica durante a realização do Festival de Inverno, trazendo para Petrópolis e Teresópolis destacados profissionais em suas áreas, como também eventos variados, especialmente no segmento cultural.

Neste período, ocorre a oportunidade de uma imersão cultural, assim como de um aprendizado através de diferentes oficinas que tradicionalmente a cada ano são oferecidas. Estas buscam estimular a criatividade por meio de técnicas e materiais, tornando-as acessíveis ao maior número de pessoas ao proporcionar um evento gratuito. As oficinas são, igualmente, entre outros aspectos, um meio propício para a emergência de novos talentos e veiculação de informação, além de um instrumento de democratização da cultura e inclusão social através da inclusão cultural.

Nesta terça, 21 de julho, serão realizadas duas oficinas de Artes Visuais e uma de Dança. Confira a programação:

1. Oficina ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO BRASIL- Marcelo Campos

Sesc Quitandinha: 21 a 24 julho de 10h às 13h - Torre Quitandinha

A oficina irá apresentar temas como a idéia de modernidade e pós-modernidade no Brasil e seus aspectos contraditórios; a herança modernista; a busca pelo nacionalismo e as referências internacionais; o concretismo e o neoconcretismo, entre outros, fazendo uma transição até a atualidade: arte contemporânea hoje - em busca da subjetividade, do hibridismo e das memórias.

2. Oficina de Atividades Artísticas para Professores- Maria Tornaghi

Sesc Quitandinha: 21 a 24 julho de 15h às 18h – Torre Quitandinha

Esta oficina propõe uma articulação entre a prática cotidiana dos participantes e visões contemporâneas de arte e de seu ensino. Com atividades lúdicas e muita reflexão, serão abordadas questões como conceitos de arte em diferentes contextos históricos e culturais; elementos pessoais e culturais envolvidos no desenvolvimento do grafismo infantil; e ideias de autores contemporâneos sobre o ensino de arte.

3. Oficina de Dança com João Saldanha

Sesc Quitandinha - 21/7 a 24/7 - 10h30 às 12h - Salão Social 02 Quitandinha

A partir de seqüências coreográficas e de um repertório de movimentos criados para a cena, serão apontadas direções básicas para o desenvolvimento artístico. O Atelier de Coreografia, de João Saldanha, já faz parte do Projeto de Residência Artística do SESC Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário