quarta-feira, 22 de julho de 2009

PEÇA TEATRAL 'APARECEU A MARGARIDA' NO TEATRO QUITANDINHA



O Festival de Inverno do Sesc Rio traz ao Teatro Quitandinha nesta quinta (23/07), às 21 horas, um espetáculo obrigatório para quem quer conhecer um pouco mais do teatro brasileiro e de suas tendências e caminhos a partir da década de 1970: a peça “Apareceu a Margarida”, uma das mais encenadas no país e com montagem em mais de 30 países como na Alemanha, na França e na Broadway, nos Estados Unidos.


“Apareceu a Margarida” foi escrita em 1973 por Roberto Austragésilo de Athayde, filho do presidente da Academia Brasileira de Letras e encenada pela primeira vez por Marília Pêra. Nos anos setenta, a montagem de Marilia Pêra falava através de metáforas sobre a ditadura militar vigente na época. A peça, no entanto, tem esse privilégio de continuar atual em suas propostas de oferecer o máximo de comunicação em um monólogo: a montagem de agora fala de uma outra ditadura, talvez muito mais cruel, aquela que está dentro de nós. Pois hoje quem dita nosso comportamento são as grandes corporações, já que vivemos numa sociedade de consumo, uma sociedade massificada.


A direção da montagem a ser apresentada é de Bruno Garcia, e quem sobe ao palco é outra Marília, a Medina, para interpretar Dona Margarida, uma professora como tantas outras, mas que utiliza de recursos nem tão corretos assim – como a sedução, a chantagem, a demagogia e a repressão – para envolver sua turma em seus desvarios.


A peça revela então uma mestra que seduz, humilha e abusa do poder diante de sua classe de alunos: a própria platéia. Durante as aulas, Dona Margarida critica o uso de drogas, explica que a matemática é a base de todas as outras disciplinas e a biologia a ciência da vida. Ela tem uma presença magnética no palco, mas revela-se solitária.


Serviço
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em http://www.sesrio.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário