terça-feira, 4 de agosto de 2009

PALESTRA GRATUITA EM PETRÓPOLIS ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

No próximo dia 1º de setembro entra em vigor mais uma etapa do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com isso, empresas de mais de 50 setores diferentes serão obrigadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

O programa, que teve início em abril de 2008, com as refinarias e distribuidoras de combustíveis e os fabricantes de cigarros, prevê a substituição gradativa dos documentos contábeis e fiscais de papel até o final de 2010. Para isso, as empresas foram divididas de acordo com o ramo de atuação. O escalonamento foi baseado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

O sistema está sendo desenvolvido em todo o país de forma integrada pela Receita Federal e pelas Secretarias Estaduais de Fazenda para combater a sonegação e as fraudes, além de agilizar o acesso às informações, através do cruzamento eletrônico de dados.

A obrigatoriedade passa a valer agora para uma vasta lista de categorias. Empresas que vão desde os fabricantes de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal até serrarias, concessionárias de veículos novos, tecelagens, produtores de material plástico para uso industrial, medicamentos homeopáticos, passando pelos fabricantes e importadores de equipamentos e acessórios de informática.

A exigência tem gerado muitas dúvidas entre os empresários. No escritório regional do Sebrae/RJ, em Petrópolis, por exemplo, a procura por explicações tem sido grande. Por isso, já está programada para o próximo dia 12 uma palestra gratuita sobre o tema.

“A demanda pela palestra nasceu de uma série de debates nas reuniões do projeto Metal Mecânico de Petrópolis. Porém, como notamos que vários empresários de outros segmentos também têm duvidas sobre o assunto, decidimos ampliar a programação para todos os setores econômicos, com foco especial, é claro, nas micro e pequenas empresas”explica o consultor do Projeto Metal Mecânico, Camilo Garrido.

Durante o evento, serão esclarecidas questões sobre a operacionalidade do sistema, como fazer a NF-e de entrada e de devolução. Ainda no programa, demonstrações das telas usadas, o cronograma escalonado das empresas que devem aderir à exigência e um debate sobre problemas com a velocidade da transmissão de dados.

A realização da palestra conta com o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Petrópolis e da Firjan.Para obter mais informações sobre a NF-e, conhecer o modelo, detalhes técnicos ou a legislação, acesse o site: www.nfe.fazenda.gov.br. Já asinscrições para a palestra gratuita em Petrópolis devem ser feitas com antecedência, devido à limitação de vagas, pelo telefone 2237-0062.

Serviço:

PALESTRA: "NOTA FISCAL ELETRÔNICA - DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS"

DATA: 12 DE AGOSTO

HORÁRIO: DAS 18H ÀS 20H

LOCAL: AUDITÓRIO DO ESCRITÓRIO REGIONAL DO SEBRAE/RJ

ENDEREÇO: RUA 24 DE MAIO, 2 – CENTRO - PETRÓPOLIS

ENTRADA: GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário