quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PETRÓPOLIS TERÁ CIRCUITO ITALIANO DE GASTRONOMIA EM SETEMBRO


Evento ocorrerá durante a Semana Italiana na cidade



Entre os dias 01 a 07 de setembro, durante a Semana Italiana de Petrópolis, que este ano comemora os “166 anos da Chegada da Imperatriz Teresa Cristina ao Rio de Janeiro”, haverá um festival de gastronomia italiana na cidade. Diversos restaurantes membros do Petrópolis Convention foram convidados a incluir em seus cardápios um prato da culinária italiana para ser servido nesse período.


Em destaque na programação está o Seminário Itália-Brasil: um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades, que será realizado dia 04, no Salão Nobre da UCP, com as palestras: Retratos da Imperatriz D. Teresa Cristina nas Coleções do Museu Imperial (Prof. Msc. Maurício Vicente Ferreira, diretor do Museu Imperial); Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil (Rita Martire, Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS Brasile do RJ); Os Escultores da Calábria e sua participação na construção do Rio Antigo – A obra e a saga do Arquiteto Antonio Jannuzzi, construtor da Av. Rio Branco (Antônio Vilardo, Presidente da ITAL-RIO – Sociedade Italiana do RJ e Dirigente da Câmara de Comércio Brasil-Itália); Imigração e Mobilidade Social: Os Italianos no Noroeste Fluminense (Dra. Rosane Aparecida Bartholazzi) e Os Imigrantes no Rio de Janeiro: Uma História a ser Escrita (Prof. Dra. Ismênia de Lima Martins – Representante do Brasil na UNESCO).

“Quando enviamos a sugestão aos restaurantes associados ao PC&VB, tivemos adesão de imediato, pois a maioria está preparada, nossa região tem uma diversidade gastronômica muito grande”, explicou a gerente executiva Márcia de Paula. Márcia disse ainda que é uma ótima oportunidade participar desse importante evento realizado pela Casa D’Itália de Petrópolis, e falar em gastronomia é consolidar cada vez mais o Vale dos Gourmets.

A missa solene de encerramento da Semana Italiana será na Catedral São Pedro de Alcântara, às 18h do dia 07, com a celebração do Bispo Diocesano Dom Filippo Santoro e apresentação do Coral e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis. A Semana Italiana de Petrópolis é uma realização da Casa D’Itália Anita Garibaldi em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e o Museu Imperial. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) é parte integrante com o Circuito Gastronômico da Cozinha Italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário