terça-feira, 29 de setembro de 2009

PETRÓPOLIS GANHA ESPAÇO DE TERAPIAS NATURAIS E COMPLEMENTARES

Villa Vita será inaugurado no próximo dia 3 com proposta singular na cidade

Bem-estar, autoconhecimento, educação e saúde. Focado nestes quatro princípios nasce em Petrópolis uma nova proposta de exercício da hoje tão buscada qualidade de vida: o Espaço Villa Vita, instalado numa charmosa casa tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua Carlos Gomes 42, ao lado da Cruz Vermelha.

A inauguração acontecerá no próximo dia 3, sábado, a partir de 19h, com um coquetel especial, e bem natural. Uma das ideias do Espaço, dividido em 8 salas, pensado e estruturado segundo o olhar da cromoterapia, é abrigar profissionais da cidade voltados para os quatro princípios que norteiam a filosofia do Villa Vita.

Estas salas serão alugadas a partir da inauguração aos profissionais interessados em realizar atendimentos, grupos de estudos, cursos, palestras eworkshops. Assim como o Rio tem a Casa do Saber, o Pop, o Lunático Café, Petrópolis tem agora o Villa Vita, que chegou como uma opção para todos aqueles que buscam autoconhecimento e bem-estar de maneira geral. “A Casa está com as portas abertas para quem quiser conhecer a proposta”, reitera a proprietária do Villa Vita, terapeuta floral e professora Simone Rocha.

Os cômodos estão decorados com objetos totalmente resgatados de porões empoeirados, cantos das casas dos amigos, ou mesmo do lixo. Simone não deixou nada passar e repaginou tudo. Só em seu consultório, há a estante que a amiga não queria mais, um sofá que a acompanha há mais de 20 anos, uma cristaleira feita pelo pai, onde está seu tesouro, ou melhor, suas essências florais, além de um abajur que ganhou de presente...

- Dar uma roupagem nova para os objetos é exatamente o mesmo tipo de reconstrução que um trabalho terapêutico propõe. Nas duas situações, precisamos trabalhar para desenvolver um novo olhar, ressignificando o velho, e redescobrindo o valor e a beleza ocultos. E sempre com determinação, vontade e, sobretudo, consciência, afirma a terapeuta Simone que passou por este processo ao abrir mão do cargo de diretoria (num dos cursos de Inglês mais renomados do Estado do Rio de Janeiro, onde deu aulas por 18 anos) para bancar o objetivo de estudar, se especializar e exercer uma nova profissão.

Quem comparecer à inauguração vai experimentar quitutes deliciosos: sucos, pastas, tortas, rocamboles e biscoitinhos caseiros. “Vai ser um momento no qual as pessoas terão a chance de conhecer o Espaço e sua proposta”, diz ela, que optou por não contratar um buffet tradicional.

A casa pertenceu até o fim do ano passado à família italiana Oswald e teve, no início do século, a função de hospedagem para veraneio de Carlos Oswald, escultor famoso, que participou da construção do Cristo Redentor e da Catedral de Petrópolis. No ano de seu centenário, (sim, ela completa 100 anos em 2009) volta a funcionar como um Centro de Terapias Naturais e Complementares, englobando Florais, Ioga, Acupultura , Reflexologia , Terapia de Pedras Quentes, entre outros. Mesmo em obras, o Grupo de Estudos e Práticas Antroposóficas (GEPAk), comandado pela Dra. Maria Claudia Nabuco desde 2007 em Petrópolis, já faz encontros semanais no local.

Simone Rocha também já está atendendo seus pacientes de terapia floral no consultório em uma das salas do Villa Vita, enquanto termina as obras de restauração da Casa, obedecendo as orientações do Iphan. E aguarda a chegada de interessados em conhecer o trabalho que desenvolve.

- Me apaixonei pela casa de cara, senti a força do meu sonho me conduzindo, e meu marido Wesley Allen Schultz embarcou em mais essa comigo. Foi ele que comandou as obras e deu, com as próprias mãos, amor aos detalhes de cada cantinho. Tenho uma ligação muito forte com a Itália, onde morei em algumas situações da minha vida, e a família Oswald me trouxe ainda mais este sentimento, frisa Simone.

O horário de atendimento no Villa Vita é de 8h às 19h. A partir das 19h funcionarão os cursos, as palestras e os workshops. Os profissionais interessados na locação das salas podem entrar em contato pelo e-mail espvillavita@gmail.com. Pelo mesmo endereço eletrônico o público já pode se informar sobre atendimentos terapêuticos ou grupos de estudo e cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário