terça-feira, 15 de setembro de 2009

VEREADOR VISITA VILA IPANEMA



Os moradores da Vila Ipanema, no Quitandinha, receberam a visita de técnicos da concessionária Águas do Imperador, que foram constatar algumas reclamações sobre problemas como esgoto a céu aberto, entupimento de tubulações e a falta de funcionamento do biodigestor que atende a comunidade. As reivindicações foram levadas ao vereador Thiago Damaceno (PV), que prontamente entrou em contato com a empresa cessionária pelos serviços e agendou a inspeção.
Sobre o biodigestor, os técnicos da Águas do Imperador informaram que o funcionamento do mesmo está garantido. O empreendimento atende cerca de 500 moradores da região. “Esse tipo de tratamento do esgoto é de suma importância. Além de gerar economia para a população, o meio ambiente deixa de receber uma quantidade considerável de agentes poluentes. Isso é a garantia de maior qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou o vereador do PV.

Damaceno também falou da importância de estar atento as reivindicações dos moradores das comunidades petropolitanas. “Estou atento aos problemas que acontecem em muitas comunidades espalhadas pela cidade. Na Vila Ipanema várias famílias sofrem com alguns problemas pontuais relacionados ao abastecimento de água e a saneamento básico. Entrei em contato com a concessionária e todos os moradores puderam mostrar aos técnicos quais são as carências que devem ser atendidas com prioridade”, salientou.

Em uma das ruas da Vila Ipanema, os profissionais da Águas do Imperador também puderam observar que muitas construções se multiplicaram por cima das redes de água e esgoto. Esse fato hoje gera uma série de complicações, já que muitas pessoas se livram do lixo domiciliar sem critério. Esse é um dos fatores para obstruções na rede, entupimento de bueiros e saídas destinadas a escoar a água das chuvas.

De acordo com Alexandra Aparecida, responsável pela assessoria comunitária da Águas do Imperador, quando é feito o serviço de limpeza pode se constatar que as pessoas jogam de tudo na rede. “O entupimento da rede se deve ao acúmulo do lixo que é despejado nas ruas e nos bueiros que atendem a comunidade. Encontramos todo tipo de lixo, como fraldas descartáveis, absorventes, restos de obra, brinquedos velhos, isso só para citar alguns exemplos. É preciso que os moradores evitem despejar dejetos nesses locais por onde a água deve escoar”, avaliou.

A Vila Ipanema nasceu após as chuvas que castigaram Petrópolis em 1988, quando muitas famílias tiveram que abandonar suas casas e procurar outros locais para morar. Com o crescimento desordenado, muitas pessoas são obrigadas a conviver com redes de água e esgoto passando por dentro de suas residências. “Trouxe os técnicos da Águas do Imperador justamente para que eles possam ver de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Tenho certeza que os problemas serão sanados”, garantiu Damaceno.

No próximo mês também acontecerá na localidade um trabalho de conscientização do uso racional da água e de educação ambiental. “Estarei presente para reforçar junto aos moradores da região meu compromisso com as questões ambientais e o trabalho em prol da melhora dos serviços prestados pelas empresas responsáveis pelo fornecimento de água e luz”, finalizou Damaceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário