quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BANDA MARCIAL IMPERIAL PETROPOLITANA REALIZA PROJETO ATRAVÉS DA LEI ROUANET



Durante esta semana em que acontece em Petrópolis a I Conferência Municipal de Cultura, a Banda Marcial Imperial Petropolitana, da E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, tem muito o que comemorar.


Através da Lei de Incentivo Cultural Rouanet, do Ministério da Cultura, a GE Celma estará patrocinando durante os meses de novembro e dezembro o projeto TEMPORADA DE GLÓRIA – MÚSICA NA ALMA, da produtora cultural Catarina Maul, que consiste na realização de 10 espetáculos gratuitos em praças públicas da cidade, como forma de propagar a música instrumental, com peças clássicas e populares da boa Música Brasileira.


Depois de 12 anos de existência, a Banda considera esta a sua maior conquista, pois a aprovação e o patrocínio da GE Celma comprovam a credibilidade conquistada por esse projeto cuidadoso, feito de amor, de arte e de oferta social para os alunos da escola.


Catarina Maul, que iniciou sua vida profissional na mesma escola, há 22 anos atrás, considera este feito uma retribuição ao espaço onde aprendeu a importância de uma educação de qualidade e de acesso cultural aos menos favorecidos de recurso. Foi na antiga E. M. Vila Felipe, hoje E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, que Catarina Maul instalou em 98 a pioneira Academia Poética da E. M. Vila Felipe, e nela já lançou 8 antologias. Lá desenvolveu seus primeiros eventos e projetos e descobriu sua vocação cultural.


A diretora Eliane Reynaud Soares, idealizadora da banda e hoje vice-presidente da APEBAN - Associação Petropoliana de Bandas, formada nestes últimos meses, não cabe em si de orgulho.
Com mais de 200 troféus expostos nas prateleiras da escola, frutos de premiações em importantes festivais do país, teve que enfrentar muito descrédito de quem duvidou que uma escola pública e um projeto desenvolvido numa comunidade de cidade do interior pudesse ir tão longe. Mas o amor pela Educação e pela prática das bandas marciais sempre foram sua maior bandeira de incentivo.


A Banda Marcial conta com a regência do músico Jibóia e com o comando de Fernando Barbosa e Robson Mello que, junto à Catarina Maul, desenvolveu e formatou o projeto. Agora é festejar a glória da única forma que a banda conhece, com instrumentos na mão, música na alma e semeadura farta de beleza e notas musicais.


“Fizemos muito pela poesia e ainda sonhamos fazer, mas era preciso entender a vocação cultural da escola e, sem dúvida, o projeto que merecia, no momento, nosso maior cuidado e incentivo era o da Banda Marcial. Por isso decidimos mergulhar de cabeça nisso, unir as forças e buscar esse caminho mais consistente dos projetos de Incentivo. Às portas da I Conferência Municipal de Cultura, onde esse é o assunto de maior importância, vale comprovar que é possível. A prova disso é a conquista da Banda Marcial Imperial Petropolitana e da Cultura de nossa cidade." Catarina Maul, proponente

Nenhum comentário:

Postar um comentário