quinta-feira, 29 de outubro de 2009

COLÉGIO DE PETRÓPOLIS HOMENAGEIA PEDRO BLOCH



Com mais de cem livros publicados, entre trabalhos científicos e de divulgação, peças de teatro e literatura infantil – este último compõe quase a metade do total – Pedro Bloch foi e continua sendo um dos escritores mais lidos e respeitados. O Colégio Santa Teresa D’Ávila, co-patrocinador da peça Os Inimigos não mandam flores, de Pedro Bloch, que inicia sua turnê por Petrópolis em novembro, nos dias 7 e 8 de Novembro, no Theatro D. Pedro, está fazendo um trabalho sobre o escritor, que também era jornalista, teatrólogo, músico e médico (foniatra), com alunos do ensino médio.


A diretora do Maria Cristina Sant’Anna Pereira – que teve a oportunidade de trabalhar por onde anos com o doutor Pedro Bloch – propôs aos professores de literatura a inclusão de textos sobre a vida e a obra do escritor e nas aulas de teatro, a realização de esquetes de suas principais peças, dentre elas: As Mãos de Eurídice, Dona Xepa, entre outras.


“Tive a oportunidade de trabalhar, por onze anos, com o médico foniatra Dr. Pedro Bloch. Com ele, participei da fundação do Setor de Foniatria da ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) na década de setenta. Essa experiência foi muito rica pois tive a oportunidade de lidar com o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios de aprendizagem. Nesse período iniciei intensa atividade em clínica particular onde, por mais de vinte anos, atendi a um grande número de alunos dos melhores colégios do Rio de Janeiro, de que destaco: São Bento, Santo Agostinho, Santo Inácio, Chapeuzinho Vermelho, Cruzeiro (escola alemã) e Teresiano. Toda essa experiência está sendo aplicada no desenvolvimento da metodologia de ensino do Colégio Santa Teresa D'Ávila. Nossos professores recebem treinamento periódico para a aplicação dessas vivências, com o objetivo de que nossos alunos alcancem um aproveitamento máximo de suas potencialidades cognitivas”, conta a Maria Cristina.


Os alunos e professores serão recibos pelos atores para um bate-papo na estréia da peça. Vale lembrar que Bloch foi mais representado no exterior que Nelson Rodrigues.

FOTOS:
Maria Cristina Sant'Anna Pereira (diretora do Colégio Santa Teresa D’Ávila)
Pedro Bloch

COLEGIO SANTA TERESA D’AVILA:
Contato: Maria Cristina Sant’Anna Pereira (diretora)
Rua Alberto Torres, nº 61Centro - Petrópolis/RJTel.: (24) 2231-1530

Nenhum comentário:

Postar um comentário