sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SECRETÁRIA DE SAÚDE DESMENTE SUSPENSÃO DE CONVÊNIO

Licitação para compra de bolsas para ostomizados está marcada para 3 de novembro

Em virtude da matéria publicada na Tribuna de Petrópolis, edição de sexta-feira, dia 22, intitulada “Vereadores criticam PMP por suspender convênio”, a secretária municipal de Saúde, Aparecida Barbosa, esclarece que, em momento algum, houve ou há a intenção de suspender o convênio com a Associação dos Ostomizados do Núcleo Petrópolis para o fornecimento de bolsas coletoras. O processo de compra está em andamento na Secretaria Municipal de Saúde, inclusive, a licitação está marcada para o dia 3 de novembro, referente a um ano de distribuição de bolsas.

Aparecida Barbosa aproveita para afirmar que o abastecimento está sendo realizado sem problemas. “Apenas a entrega das bolsas foi normatizada. A situação dos ostomizados é muita séria, por isso, é importante haver responsabilidade antes de fazer um comentário desse tipo sem buscar informações a respeito”, declarou a secretária de Saúde.

De acordo com a vice-presidente da Associação dos Ostomizados do Núcleo Petrópolis, Cléo De Marco, há 200 associados no município que estão recebendo as bolsas coletoras. “A Secretaria de Saúde compra o material e a distribuição é realizada pela associação. As bolsas não estão em falta e nem o convênio vai acabar, o que houve foi um mal entendido. Toda a documentação que foi pedida, já foi enviada”, declarou a vice-presidente.

Na Associação dos Ostomizados são retiradas bolsas coletoras de acordo com o tratamento realizado pelo associado. Para quem pode utilizar o modelo lavável são fornecidas 10 bolsas drenáveis por mês. Já para os ostomizados que precisam realizar duas trocas diárias são fornecidas 60 bolsas fechadas por mês. As infantis são liberadas 15 por mês por criança e para urostomia cada paciente pode retirar 60 bolsas também mensalmente.

“A nossa paciente mais nova tem três meses de idade e o nosso mais velho vai completar 103 anos no dia 7 de novembro. Fazemos o controle do número de bolsas retiradas. Tanto que o paciente precisa apresentar toda a documentação, juntamente com o comprovante de residência e laudo do médico para ser cadastrado. Caso seja necessário o associado retirar um número maior de bolsa, é preciso apresentar o pedido do médico. Além disso, fazemos reuniões semanais para tirar a dúvida dos cadastrados e familiares”, finalizou Cléo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário