terça-feira, 6 de outubro de 2009

VEREADOR MARCELO MOTORISTA VISITA POSTOS DE SAÚDE E CONSTATA PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA

O vereador Marcelo Motorista, líder do PDT na Câmara Municipal de Petrópolis (RJ), está visitando os postos de saúde e começou as visitas pelas unidades da região do Bingen. Nos dois primeiros – Duarte da Silveira e Dias de Oliveira – o vereador constatou a necessidade de investimentos e o empenho das equipes em atender a comunidade, mesmo diante de tantos problemas.

Para o vereador, não se constrói um posto apenas com infraestrutura, equipamentos de primeira linha e materiais, “é preciso ter o que encontrei nestas duas unidades de saúde, uma equipe de profissionais coesa, responsável e comprometida com a comunidade”. O líder do PDT disse que a população local destas localidades conseguem ter um atendimento satisfatório graças ao empenho dos profissionais.

Marcelo Motorista constatou que se dependesse apenas da infraestrutura do posto, a comunidade não teria atendimento, “pois as estruturas são deficientes, falta material e precisam de reforma”. Para o vereador a situação mais grave é o posto da Duarte da Silva, localizado na comunidade São João Batista. “Este posto precisa de uma reforma ampla. A última ocorreu há dois anos, mas já apresenta uma série de problemas que compromete o atendimento”.

O vereador disse que uma das medidas seria colocar grade em torno de todo o posto, pois diversos ambientes do prédio são usados quando a unidade de saúde está fechada. “Segundo apurei, algumas áreas são usadas para todo tipo de situação e o mais grave é a caixa d’água, usada por crianças para tomar banho. Há inclusive fezes humanas no local. Por causa disto, o posto não usa mais a água”, contou o líder do PDT na Câmara.

Um dos graves problemas nesta comunidade, segundo Marcelo Motorista, é o alto índice de pobreza. Na sua avaliação, além do trabalho do posto, que precisa também de mais agente de saúde, “a Prefeitura deveria promover um trabalho social no local, desenvolvendo programas que ajude as famílias a saírem da situação de risco de social”.

No Posto de Saúde do Dias de Oliveira, localizada nas dependências da Igreja Jesus Menino de Praga, um dos problemas é a falta de espaço e segundo apurou o vereador, uma das reivindicações da equipe é que a unidade seja transferida para outro local. Há ainda um aparelho antigo de Raio X que precisa ser removido, mas todo mundo tem medo por causa da radiação. “O posto ganhou o equipamento mas nunca conseguiu usar e agora ele ocupa um espaço que poderia ser usado para outras coisas”, comentou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário