quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DAMACENO CRIA PROJETO DE LEI PARA INSTALAÇÃO DE MAPAS TURÍSTICOS DE LOCALIZAÇÃO

O vereador Thiago Damaceno (PV) encaminhou para votação na Câmara Municipal um projeto de lei de sua autoria que prevê a instalação de mapas de localização dos pontos turísticos em todo o município. O objetivo é facilitar o acesso de turistas e visitantes que chegam a Petrópolis. Os mapas deverão conter informações sobre a localização geográfica e correta dos atrativos, as opções de trajeto e meios de transporte disponíveis para acessar os destinos, além de um breve histórico e as características de cada atração.

Coincidentemente, a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Fundação de Cultura e Turismo, dentro do cronograma de implementação de programas de fomento ao turismo na cidade, conseguiu dentro do programa federal Sinconv – Sistema de Convênios, um repasse de R$ 200 mil de uma emenda do deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ). A verba será utilizada no projeto “Circuito a Pé”, que prevê o passeio a pé do turista/visitante aos atrativos localizados no Centro Histórico. O projeto de lei encaminhado pelo vereador Damaceno vai de encontro a um dos tópicos do programa municipal, que é o de aumentar a eficácia da sinalização e da orientação ao turista/visitante e valorizar o acervo arquitetônico de Petrópolis.

Uma reunião entre o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi e o vereador Damaceno foi agendada na última quarta-feira (18.11) para que ambos pudessem trocar idéias sobre os projetos e levantar questões para dinamizar os passivos turísticos do município. Também estiveram presentes a reunião o diretor de Turismo da Fundação, Gastão Reis e o coordenador do Núcleo de Projetos, Aníbal Duarte. Rossi também informou ao vereador Damaceno que o Plano Diretor de Turismo será enviado a Câmara Municipal na próxima semana para análise e votação dos parlamentares da casa legislativa.

“Para pensar no turismo como fonte de desenvolvimento sustentável é necessário criar um planejamento adequado de políticas públicas voltadas para o conforto do turista e do visitante. Os mapas podem ser ferramentas muito úteis para que haja uma maior interatividade de quem visita um atrativo turístico, informando com clareza sua riqueza histórica, características e localização. Por esse motivo tive a idéia de levar ao plenário da Câmara a proposta da criação deste projeto de lei, como um primeiro passo para a valorização do acervo cultural e turístico do município”, explicou Damaceno. O parlamentar ainda frisou que “muitos moradores da cidade também serão beneficiados com o projeto, já que poderão conhecer melhor a história de Petrópolis e o valor de cada atração turística”.

Diferente do projeto de lei do vereador Thiago Damaceno, o programa do governo municipal prevê a instalação de 36 totens de localização e mais de 60 imóveis históricos farão parte do acervo arquitetônico a serem explorados turisticamente. Charles Rossi destacou a importância do turismo como gerador de trabalho e renda para a população. “Tenho a convicção que nos próximos anos, o turismo será uma das maiores fontes de renda do município e para isso, temos que oferecer o que há de melhor na cidade para os turistas e visitantes que por aqui passarem”, afirmou.

Rossi ainda falou sobre os outros programas da Prefeitura a serem implantados na área do turismo, como o City Tour feito em um ônibus especial, a revitalização da fábrica da Bohemia, o projeto do “Circuito das Igrejas”, a construção de banheiros públicos na cidade. Disse ainda que as obras do Centro Cultural 14 Bis, que fica junto à casa de Santos Dumont, estão sendo feitas, o que vai permitir o acesso de cadeirantes a um dos mais visitados pontos turísticos do município.

“É muito gratificante ver que existe um olhar similar para o turismo tanto da minha parte quanto pela parte do governo municipal. Espero que todos estes projetos possam ser concretizados e elevar ainda mais o nome de Petrópolis para todos os cantos do país e do exterior”, finalizou Damaceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário