segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CASOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EMPRESAS PRIVADAS

A Gestão do Conhecimento (GC) não se resume à administração de tecnologias ou pessoas, pois, embora necessárias, essas dimensões articuladas pela prática precisam fazer sentido. Esse conceito pode ser entendido como um processo de medição entre espaços de produção de sentido. Uma fronteira onde ciência e a arte se encontram e abrem novas perspectivas cada vez mais disseminadas em nosso país.

A obra Gestão do Conhecimento no Brasil: casos, experiências e práticas de empresas privadas retrata esse pensamento a partir do relato de 28 casos inéditos na literatura nacional. Estudos que levantam uma diversidade de caminhos possíveis de serem trilhados e demonstram que não existe uma “receita de bolo” para aplicar a GC nas empresas. Pelo contrário, são artigos que apresentam diversas, mas eficazes aplicações do conceito, em diferentes corporações como Norberto Odebrecht, O Boticário e Grupo Votorantim. Organizações com o objetivo comum de migrar do modelo tradicional de gestão para um sistema de administração mais adequado à realidade das organizações do século XXI, a sociedade da informação e do conhecimento.

Os textos, estruturados em quaro partes, tratam da Gestão do Conhecimento e de sua inter-relação com as Estratégias Organizacionais, dos Processos de aquisição, criação, armazenamento, compartilhamento, uso e mensuração do conhecimento na organização. Além disso, aborda o aspecto mulitidisciplinar da GC com a cultura, a inovação, o aprendizado, a manutenção de projetos e a tecnologia da informação. Os relatos culminam com a apresentação de modelos de administração voltados ao gerenciamento do conhecimento sobre um conjunto de exigências e ações que as organizações devem observar para garantir sua perenidade no mercado.

Organizado pela Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Maria Terezinha Angeloni, o livro serve como fonte de reflexão para se repensar os modelos de administração de empresas utilizados até então. Uma obra que contribui para a área tanto no mundo acadêmico como no empresarial do país.

Público-Alvo: Leitura essencial para aqueles que desejam renovar o modelo de Gestão do Conhecimento em suas organizações.

Autora: Maria Terezinha Angeloni iniciou as atividades acadêmicas como professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Finanças. Possui doutorado na área de Concentração em Sistemas de Informação e Decisão, pela Université Pierre Mendes France, GRENOBLE II, França. Criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia (NEGICT), atualmente orienta dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, elabora e publica artigos e capítulos de livros, entre outros. É integrante da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), da qual é Presidente do Conselho Científico.

Dados Técnicos:
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-7303-816-3
Número de Páginas: 216
Formato: 16 X 23 cm

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