terça-feira, 24 de novembro de 2009

MARCHA PELA PAZ E E A NÃO-VIOLÊNCIA

A PROPOSTA:
A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência foi lançada durante o Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas (Argentina), em 15 de novembro de 2008.

Esta Marcha pretende criar consciência frente à perigosa situação mundial que atravessamos, marcada pela grande probabilidade de conflito nuclear, pelo armamentismo e pela violenta ocupação militar de territórios.

Esta é uma proposta de mobilização social sem precedentes, impulsionada pelo Movimento Humanista através de um de seus organismos, o Mundo sem Guerras.

A proposta inicial se desenvolveu muito rapidamente. Em poucos meses, a Marcha Mundial já suscitou a adesão de milhares de pessoas, agrupações pacifistas e não-violentas, diversas instituições, personalidades do mundo da ciência, da cultura e da política, sensíveis à urgência do momento. Também inspirou uma grande diversidade de iniciativas em mais de 100 países, configurando um fenômeno humano em veloz crescimento (www.theworldmarch.org).

A PROPOSTA DA MARCHA MUNDIAL:
Para evitar a catástrofe atômica futura, devemos superar a violência hoje, exigindo:
• o desarmamento nuclear em nível mundial;
• a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;
• a redução progressiva e proporcional do armamento convencional;
• a assinatura de tratados de não agressão entre países;
• a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.

Urge criar consciência da Paz e do desarmamento. Mas é necessário também despertar a consciência da Não-violência que nos permita rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual, etc.). Esta nova sensibilidade pode se instalar e comover as estruturas sociais, abrindo caminho para a futura Nação Humana Universal.

Reivindicamos nosso direito de viver em paz e liberdade. Não se vive em liberdade quando se vive ameaçado.

A Marcha Mundial é um chamado para que todas as pessoas unam seus esforços e tomem em suas mãos a responsabilidade de mudar nosso mundo, superando sua violência pessoal, apoiando-se em seu âmbito mais próximo e até onde chegue sua influência.

A MARCHA EM AÇÃO:
A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência já está inspirando diversas iniciativas e atividades que deverão se multiplicar nos próximos meses. Uma delas será a marcha simbólica de uma equipe multicultural que percorrerá os seis continentes. Começará em 2 de outubro (Dia Internacional da Não-violência) em Wellington, Nova Zelândia, e culminará em 2 de janeiro de 2010 ao pés do Monte Aconcagua, em Punta de Vacas, Argentina.

Durante todo esse tempo, em centenas de cidades serão realizadas marchas, festivais, fóruns, conferências e outros eventos para criar consciência da urgência da paz e da não-violência. No mundo todo, campanhas de adesão à Marcha multiplicarão esse sinal para além do que é agora imaginável.

Pela primeira vez na história, um evento dessa magnitude se põe em marcha por iniciativa das pessoas.

A verdadeira força desta Marcha nasce do simples ato de quem, por consciência, adere a uma causa digna e a compartilha com outros.

Retirado do endereço eletrônico: http://marchamundial.org.br


PROPOSTAS PARA PETRÓPOLIS:

O EVENTO:

Data: 6 de dezembro, domingo, de 9h às 24h
Local: Todos os espaços e endereços petropolitanos que queiram abraçar esta idéia.
Realização: TODOS NÓS

Evento em formato de intervenções de paz, desenvolvido sem realização específica, envolvendo todos os que sentirem-se de acordo com a proposta e os objetivos da iniciativa mundial.

Qualquer idéia é bem vinda, assim como qualquer grupo organizado ou não, sem distinção de bandeiras, partidos, religiões, faixa etária, desde que não semeiem conflitos e impasses.
Para se unir, basta organizar seus grupos, Suas comunidades, suas instituições, suas escolas, seus amigos, seus segmentos e delinear uma ação onde cada um manifeste seu desejo de paz e incentive seu próximo a fazer o mesmo.

Sendo a iniciativa sem fins lucrativos, totalmente voluntária e sem nenhum realizador específico TODOS NÓS ESTAMOS REALIZANDO JUNTOS!), vale cada um usar de seus meios, suas idéias, seus sonhos de paz e sua iniciativa para que Petrópolis se una a esse evento PACÍFICO, CONSCIENTE e MAGNANIMO em seu ideal.

SUGESTÕES LEVANTADAS DURANTE A REUNIÃO DE SEMEADURA DA IDÉIA:
(Cada evento será realizado dentro de sua própria comunidade, de acordo com o que cada uma tenha a oferecer).

Organização de saraus poéticos temáticos e varais de poesia;
Festivais em espaços públicos de dança de rua ou outras modalidades de dança;
Shows musicais:
Passeios ciclísticos;
Maratonas:
Intervenções com performances teatrais:
Eventos estudantis;
Apresentações de Bandas Marciais em comunidades;
Eventos comunitários;
Animação infantil;
Apresentações de corais;
Eventos nos Centros de Educação Infantil;
Desfiles.

COMUNICAÇÃO IMPORTANTE:
Quem desejar unir-se a proposta, poderá fazê-lo sem autorização prévia de ninguém. A logomarca encontra-se no site citado acima, que poderá ser utilizada em camisetas, banners, desenhos para pintura ou qualquer material gráfico alusivo ao evento.
Pedimos, somente, que todos arquivem fotos e dados de seus eventos para que, ao fim dele, em dezembro, possamos elaborar um clipping conjunto de nossa cidade e enviar à organização mundial de onde partiu a idéia.

COMISSÃO PETROPOLITANA DO PONTO DE PARTIDA:
Marilda Varejão
Ricardo Marcianese (coordenador da Marcha na cidade do Rio de Janeiro)
Tião Santos
Elie Mickail
Catarina Maul
Maria Helena Arrochelas
Maria da Guia
Carlos Martins
Eduardo
Pomim

EMAIL PARA ENVIO DE PROPOSTAS, MATERIAL, FOTOS DE REGISTRO E DÚVIDAS:
marchaempetropolis@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário