sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RODA DE CHORO DA MOSELA COMEMORA 2 ANOS


Neste domingo, a partir das 14 horas, o Grupo Taruira, formado pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Carlos Watkins, Márcia Villar, Yuri Garrido e José Roberto, comemora 2 anos do evento mais popular da cidade, a Roda de Choro que acontece todos os domingos, no Coreto da Praça Frei Aniceto Krocker, na Mosela.

Com produção de Catarina Maul e apoio do movimento Mosela Viva e da Fundação de Cultura e Turismo, a Roda de Choro tornou-se atrativo turístico da cidade e tem uma frequência constante de fiéis apreciadores e de novo público que só vem a somar há quase dois anos esta brilhante iniciativa do grupo, que queria perpetuar e difundir a prática do Choro, levando música gratuita à comunidade petropolitana.

Paixão à primeira vista, foi no Coreto da Mosela que os músicos encontraram o lar ideal para seus sonhos musicais e para o desenrolar de muitas das histórias de suas vidas e do público fiel que comparece aos domingos, na Mosela.

Uma trajetória de sucesso, que provou a toda a cidade que a vida em comunidade está em alta, que as pessoas apreciam oportunidades de conviver com suas familias em eventos que não se fazem por faixa etária, mas que se constroem com solidariedade e com ideais comuns.

A Roda de Choro, para o bairro, é um projeto de desenvolvimento e sustentabilidade, já que o comércio do entorno se movimenta e se renova à sombra da música que leva para a Mosela mais de 200 cidadãos por domingo.

Por conta do evento, os pastéis de feijoada do PG ganharam fama, assim como o bom atendimento de Dona Graça e da padaria em frente ao coreto, onde os mais dorminhocos que acordam tarde aos domingos, tomam o café da manhã, com uma média e um francês com queijo minas de estalar da boca.

Também se favorece o Sabor Amigo, que tem um filé à parmegiana e um nhoque com molho especial, geralmente o cardápio escolhido para as reuniões mensais do Taruíra, que encontraram no restaurante simpático um abrigo para as avaliações da Roda e um apoio saboroso, em formato de almoço.

Mais do que um evento semanal, a Roda de Choro tornou-se, nestes dois anos, um movimento de transformação cultural, com mãos entrelaçadas entre produção, músicos, amigos, moradores e fomentadores, sempre com novas idéias e novos projetos.

Foi assim, também, na união de sonhos, que este ano, no carnaval, estreiou o alegre e festivo Cordão do Frade, bloco carnavalesco de resgate do carnaval antigo, com marchinhas e muitas fantasias. Estreiou e já realizou alguns encontros de carnaval fora de época. Só na Mosela, uma vez por mês é possível colocar uma máscara e pular carnaval de verdade, quando somam-se aos músicos do Taruíra o maestro Jibóia, com seu trompete, e Wellington, com seu trombone de vara.

Também na praça, junto à Roda de Choro, a produtora Catarina Maul promove outro importante projeto, o Coreto Folklórico, uma feira de artesanatos, rica em criatividade, em potencial artítico, irmanada com o espírito somatório do Grupo Tarúíra.

Sem dúvida, domingo será uma grande festa, pois manter vivo um projeto semanal por mais de 2 anos é, além de motivo de total orgulho, sobrepor com amor à arte toda a dificuldade que assola a Cultura em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário