sexta-feira, 13 de novembro de 2009

UCP NA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO NO DIA MUNDIAL DO DIABETES

Uma caminhada até a avenida Koeler, com saída do Relógio das Flores, às 9h30, inicia neste sábado (14/11) o engajamento da UCP na campanha do Dia Mundial do Diabetes. Mais de cem instituições do país inteiro estão envolvidas na campanha. Bolas de gás azuis – em alusão ao círculo azul adotado como ícone da campanha pela Federação Internacional de Diabetes -, além de panfletos com dicas de saúde vão despertar a atenção para os cuidados básicos com uma doença crônica, cuja principal exigência é a rotina de hábitos para evitar complicações.

No retorno ao campus da Barão do Amazonas, alunos e professores da área de saúde estarão promovendo sessões de alongamento, aferição da pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal, orientação psicológica e familiar, além de educação para prevenção do pé diabético, uma das complicações do diabetes do tipo 2.

Este ano, o tema mundial adotado pela Sociedade Brasileira de Diabetes é “Diabetes: educar para prevenir”, para mostrar que o desconhecimento pode gerar complicações. Dados do Ministério da Saúde revelam que a prevalência de diabetes na população brasileira entre 30 e 69 anos é de 7.6%. Deste total, cerca de 50% não sabem que possuem diabetes. Portanto, informação e acompanhamento médico são as armas para ajudar a viver com maior qualidade de vida. Sintomas como urina freqüente, perda de peso, falta de energia e sede excessiva devem ser observados e relatados ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário