quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VEREADOR THIAGO DAMACENO APÓIA PROJETO DE COLETA SELETIVA NA CIDADE

O vereador Thiago Damaceno (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, participou na última semana de uma reunião na Escola São Judas Tadeu, na Mosela, junto com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Juliano e moradores do bairro. O tema debatido foi o projeto de coleta seletiva de materiais recicláveis que terá início na Mosela e depois se estenderá por diversas localidades da cidade. O parlamentar ressaltou a importância do programa para a conscientização ecológica da população no tratamento do lixo domiciliar.

“É de suma importância para o município que o projeto seja levado adiante e que as pessoas se habituem a dar um tratamento adequado ao lixo domiciliar. Esse material ainda irá gerar renda para inúmeras famílias que trabalham diretamente com a reciclagem e não sobrecarregará o aterro sanitário. Estou empenhado neste projeto e espero que daqui a alguns anos toda cidade possa estar mobilizada em prol da reciclagem”, salientou. Damaceno também frisou que todo o material deve ser limpo antes de ser entregue para as equipes de recolhimento. “O material limpo tem mais valor comercial”, lembra ele.

O programa, idealizado pela Comdep e que conta com o apoio do vereador, consiste no recolhimento de porta em porta de todo e qualquer tipo de material que seja reaproveitado, por intermédio de sacos de polietileno de alta densidade, totalmente transparente, com capacidade de armazenamento de 100 litros.

Um caminhão baú da Comdep será utilizado para recolher os sacos e direcionar todo o material a cooperativas previamente licitadas que participarão do projeto. O lucro com a reciclagem será destinado aos trabalhadores das cooperativas. Haverá ainda um rodízio entre as empresas, que terão que respeitar uma escala previamente definida. A Comdep ficará responsável pela operacionalização do programa e por sua divulgação. Serão distribuídos no início do projeto cerca de 50 mil sacos de polietileno.

“Vamos de casa em casa explicar como vai funcionar a coleta seletiva. Vamos iniciar o programa pela Mosela e mais adiante espalhar o projeto pelo resto da cidade e nos distritos”, afirmou Anderson Juliano.

Hoje são mais de 250 toneladas de lixo despejado no aterro sanitário em Pedro do Rio. Mais de 30 toneladas desse montante são de materiais recicláveis. Damaceno chama a atenção para este fato. “Não podemos deixar que esse material seja desperdiçado e não gere dividendos para diversas famílias. Tenho certeza que o projeto da coleta seletiva será um mecanismo eficaz de renda para muita gente e ajudará na proteção ambiental. Não existe mais espaço para que esse material não se converta em mais uma fonte de desenvolvimento do município”, completou Damaceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário