quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MOSELA TEM CHORINHO E FORRÓ NO ANIVERSÁRIO DE GONZAGÃO



O grupo de músicos que já agita os domingos de Petrópolis promove uma festa especial no domingo dia 13 de dezembro. Para comemorar a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o grande mestre da música brasileira que se estivesse vivo faria 97 anos, o grupo Taruíra terá convidados especiais no Coreto da Mosela: os integrantes da Tribo de Gonzaga, banda que na véspera também será uma das atrações do palco principal da Feira de São Cristóvão, ao lado do cantor César Nascimento, na festa que celebra a data de nascimento do Rei do Baião.

Reconhecido como um dos grandes mestres da música popular de nosso país, Gonzagão foi autor de inúmeros clássicos da MPB, como Asa Branca, Assum Preto, Xóte das Meninas e A Vida do Viajante. Entre 1950 e 1989, ano em que morreu, influenciou centenas de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença e Zé Ramalho. Em razão do sucesso avassalador de suas composições de raízes nordestinas, porém, poucos sabem que também compôs Choros, como Treze de Dezembro, Galo Garnizé ou Escadaria, além de gravar músicas de mestres do chorinho, como Ernesto Nazareth.

Com produção de Catarina Maul, a Roda de Choro da Mosela já é quase uma instituição dos domingos petropolitanos, atraindo semanalmente centenas de pessoas para a Praça da Mosela. O responsável pelo sucesso é o sexteto Taruíra, formado por Breno Morais (flauta e saxofone), Carlos Watkins (saxofones), Guto Menezes (cavaquinho), Paulo Roberto (violão de 7 cordas), Márcia Villar (pandeiro) e Yuri Garrido (percussão). Guto e Yuri também integram a Tribo de Gonzaga, e essa “dupla militância” facilitou aproximação entre os dois grupos. E a mútua admiração. Neste domingo, além da Praça da Mosela, as homenagens se estendem também à domingueira que a Tribo promove todos os domingos à noite na Avenida Tiradentes.

A Tribo de Gonzaga - assim batizada em homenagem ao Rei do Baião - é uma das bandas mais promissoras da atual cena musical fluminense, com seu forró pontuado por influências musicais que vão do rock ao chorinho, passando pelo jazz e pelo reggae. Além de Guto Menezes e Yuri Garrido, da banda fazem parte também Gabriel Tauk (contrabaixo), Guido Martini (voz e violão), Bruno Guimarães (flauta e sax) e Toni Magdalena (voz e triângulo). Tal como Taruíra, a Tribo toca regularmente no Rio (Lapa e Zona Sul) e em cidades do interior fluminense, e planeja uma turnê por cidades de Minas, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O dois grupos já têm discos no mercado. O CD “Taruíra” é de 2007. Já a Tribo de Gonzaga lançou este ano o seu primeiro álbum, “De Mudar o Coração de Cada Um”, produção independente que é sucesso de crítica e começa a ser distribuído para todo o país pela Tratore Music, com presença nas lojas de discos tradicionais e em sites de vendas de música pela Internet, como Amazon, Americanas, Submarino e Fnac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário