segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CHARME SERRANO NO RIO-À-PORTER



Polo de Moda de Petrópolis desfilou pela primeira vez no Fashion Rio

Uma iniciativa inédita colocou na passarela do Fashion Rio os polos regionais junto de grifes já consagradas no mercado nacional e internacional. O desfile de abertura do Rio-à-Porter, paralelo ao Fashion Rio, foi no último sábado à noite e marcou a integração dos dois eventos. Petrópolis apresentou um de seus looks de inverno na passarela e levou para o estande outras 249 peças para conquistar os clientes da maior bolsa carioca de negócios de moda. Ao todo, 169 expositores de todo o país, entre grifes consagradas e pequenas empresas, mostram suas propostas de roupas e acessórios até quarta-feira (13/01).


Em meio ao calor de quarenta graus do Rio, a moda petropolitana quer destacar suas qualidades, com acabamentos diversificados e pesquisa apurada de tendências. Essas características chamam a atenção de marcas consagradas, como a grife Alessa, que buscou no Polo de Petrópolis a parceria ideal para três looks que serão apresentados nas passarelas do Fashion Rio esse ano. A grife carioca está atualmente em 120 multimarcas no Brasil e em 27 países.

Os expositores vão contar ainda com uma nova ferramenta, que disponibiliza informações completas sobre os compradores que passarem pelos estandes. Um coletor de dados com leitor óptico fará a leitura dos dados cadastrais dos visitantes, reunindo as informações em um mailing completo de todos os lojistas e importadores que estiveram no salão. “Estamos confiantes nesse novo serviço para ampliarmos nossa carteira de clientes, criando novos relacionamentos para o Polo de Petrópolis”, afirma a coordenadora do Pólo, a empresária Simone Gouvêa.


Com o apoio dos famosos comics americanos e europeus, o tema da coleção apresentada por Petrópolis - “Conte sua História” - é uma viagem no tempo transformada em manifesto criativo pelas grifes serranas. O conceito de moda foi trabalhado como motivador para que as pessoas sejam autoras do seu próprio texto e falem de si mesmas por meio da roupa. São heróis e heroínas que saem das páginas dos quadrinhos para o ambiente urbano.


Na cartela de cores, muito cinza, preto, bege e marrom, misturado com vermelho, azul e verde. Uma pitada de nostalgia dos anos 80 e a alusão ao estilo “easy rider” da década de 70 revelam a tendência das vitrines na próxima coleção outono-inverno. Tudo é maxi – maxigolas, maxitricots, camisetas mais longas, quase que como vestidos e um interesse exacerbado nos rostos, que são os verdadeiros personagens do cotidiano.

Toda a parte superior dos troncos também é valorizada, como forma de mostrar que serão as emoções as norteadoras desse momento. Mas para o realce de pernas e quadris, leggings, calças skinny e carrots não serão esquecidas. As jeggings – mistura de jeans mais leves e leggings -, e wet leggings - dessas que parecem molhadas - para usar como se fossem meias-calças no inverno, prometem ser a sensação das araras. Para conhecer mais detalhes sobre a coleção, acesse a versão do catálogo on-line:http://www.modapetropolis.com.br/

Moda é destaque na economia petropolitana - O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano e representam 14% do PIB petropolitano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios. Como forma de divulgar a marca conjunta e ampliar sua visibilidade, o Polo de Petrópolis sempre participa de todas as bolsas de negócio integradas ao Fashion Rio. É a chance de fechar vendas diretas e ampliar a rede de contatos. A coordenadora do Polo, a empresária Simone Gouvêa diz que nessa primeira edição do Rio-à-Porter, o grupo tem a expectativa de aumentar as vendas em 20% em relação à apresentação da coleção em janeiro de 2009, que rendeu vendas diretas na ordem de R$ 600 mil, a maior entre os pólos presentes. Esse valor pode dobrar nas encomendas ao longo do ano.


Tecnologia e cuidados com o meio ambiente em alta – Quem pensa que para estar no segmento da moda basta ser criativo se engana. Além do talento, é preciso apostar no que a tecnologia proporciona ao setor, sem prejudicar o meio ambiente. Um acabamento mais rápido e funcional, um corte preciso dos modelos e em tempo recorde (menos de 10 segundos!) fazem a diferença.


O Polo de Petrópolis também investe na compra de equipamentos de última geração. São softwares para criação, plotters para corte, mapa, modelagem ou apenas para o gerenciamento das funções, para economizar no descarte da malha. A precisão nestas etapas valoriza as cores, texturas e acabamentos da coleção. A economia de tempo e o aumento de produção são as principais vantagens listadas pelos empresários – chegam a ser de 100% em alguns casos, o que facilita dobrar as encomendas e atender mais clientes ao mesmo tempo, sem perder a qualidade. A preocupação com o desenvolvimento sustentável faz com que algumas griffes desenvolvam sua pesquisa para tecidos reciclados, como o de fibra de bambu.


Outras investem inclusive em sacolas plásticas oxi-biodegradáveis que ao serem descartadas, se degradam em 90 dias, em contraste com as convencionais, que podem levar até 200 anos. O meio ambiente agradece!


Griffes participantes do estande do Polo de Moda de Petrópolis: Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Deep Jeans, Mc Kenzie Store, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e Watercolour.
Realização: Sindon/ Senai Moda/ Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa/ Sistema Firjan/ Sebrae/
Apoio: Petrosul
Patrocínio: Marles/ Prefeitura de Petrópolis

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