quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CONFISSÕES DE ADOLESCENTE


de Maria Mariana
(texto meu primeiro baseado de Ingrid Guimarães)
Adaptação Matheus Souza e Clarice Falcão
Direção Matheus Souza

Com Sophie Charlotte, Isabella Camero, Louise D’Tuani e Clarice Falcão

Em março de 1992, estreava no pequeno Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro, o espetáculo que iria marcar época no teatro carioca. Sem nenhuma pretensão - sua produção custou apenas U$300 – CONFISSÕES DE ADOLESCENTE alcançou tamanha repercussão na mídia e junto ao público, e logo foi transferido para o palco principal da Casa de Cultura. Mas foi no Teatro Casa Grande, também no Rio, que conquistou o sucesso da temporada daquele ano, saindo em turnê com a casa lotada. Num caminho inverso, a peça voltou ao papel e virou livro, best-seller hoje relançado pela Editora Agir. Logo depois, a convite da Polygram, o elenco gravou um áudio-livro, sendo o primeiro lançado no Brasil. A peça percorreu todo o Brasil e virou mini-série de TV, indicada ao Prêmio Emmy, da TV Americana.

Cerca de 950 mil pessoas assistiram as mais de mil apresentações em todo o país, até março de 1998, quando se encerrava uma fase na carreira deste grande sucesso.


CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, um fenômeno.

Dúvidas, angústias, medos, virgindade, aborto, drogas, o mundo visto e sentido por uma geração sem mitos nem tabus. Uma história de sucesso que em 2000 voltou aos palcos.

Um anúncio de jornal e 400 adolescentes apareceram para os testes que definiram o novo elenco do espetáculo.

Em sete de janeiro de 2000, uma nova versão do espetáculo estreou no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco meses, partindo depois em turnê, reavendo o sucesso originado em 1992 e mais uma vez marcando presença junto ao público brasileiro, adolescente ou não.

Com a marca recorde de 1 milhão de espectadores, o espetáculo comemorou 10 anos em cartaz.

Agora, volta mais uma vez aos palcos, no dia 09 de outubro. Dezessete anos, sete meses e 24 dias depois da estréia no pequeno Porão, Confissões de Adolescente está de volta. Desta vez com seu texto original adaptado por dois jovens talentos da nova geração de escritores, Matheus Souza e Clarice Falcão, que sob supervisão da autora Maria Mariana, trouxeram a linguagem do espetáculo para os dias atuais. As músicas também foram substituídas por sucessos recentes. Matheus, jovem cineasta, assina também a direção do espetáculo e Clarice faz parte do elenco que conta ainda com Isabella Camero, Louise D’Tuani e Sophie Charlotte. O palco escolhido foi o mesmo Teatro das Artes que também acolheu a montagem de 2000.

Confissões de adolescente 2009
por Maria Mariana

Escrevia diários com fervor desde os nove anos de idade. Me inspirando no exemplo do meu pai Domingos Oliveira (que é cineasta, dramaturgo, diretor de teatro e excelente professor), resolvi transformar meu diário de adolescente em uma peça de teatro. Durante uma madrugada fiz algumas arrumações no texto e depois apresentei. Todos amaram! Chamei para o elenco minhas melhores amigas na época: Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Meu pai dirigiu. Meu namorado, Alexandre Vaz era o músico. Priscila Rozembaum, minha “boadrasta” fez os figurinos. Estreamos no porão da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, que tem apenas 70 lugares. Gastamos 300 dólares para produzir. O espetáculo ficou 10 anos em cartaz, com enorme sucesso. Virou série de TV, livro, áudio-livro e me ensinou muito.

Quando estreou no teatro em 1992, Confissões de adolescente foi um escândalo. Era escandalosa a educação que tinha recebido do meu pai. Que teve sempre um diálogo aberto comigo. Era lindo ver um pai que tem consideração pelas opiniões da filha, que se relaciona de igual para igual, que incentivou a filha a escrever diários e colocou suas mais intimas confissões no palco. Aceitando a filha do jeito que é. Deixando para a filha, liberdade para escolher os próprios caminhos. Essa força de amizade que existe entre meu pai e eu, sempre foi na verdade, o grande escândalo da peça. Pais e filhos saiam do teatro nos agradecendo, encontrando no espetáculo possibilidades de diálogo, que antes não existiam. A força do respeito que meu pai tem por mim, é o motor deste espetáculo. Através deste respeito pude falar sem medo de ser julgada. Falar as palavras do meu coração, aos 18 anos. Isso foi um escândalo em 1992.

E hoje, em 2009, o que escandaliza esta geração? A Internet é o confessionário dessa moçada? Em 1992, ir ao teatro ver o Confissões era como entrar escondido no diário de uma menina, descobrir seus segredos. Esta geração tem segredos? O que os desafia? O que os escandaliza? São estas as perguntas que a nova montagem do espetáculo Confissões de Adolescente, dirigida por Matheus Souza, procura responder.

Elenco:

Sophie Charlotte

Atualmente no ar nova novela das 19h (TV Globo), Caras e bocas. Em 2.008 protagonizou a novela Malhação. No teatro seus últimos trabalhos foram a peça Apocalipse segundo Domingos Oliveira e Recital de Poesias e Canções do Domingos.

Isabella Camero

Atualmente no ar com a série GERAL.COM da TV Globo, voltada para o público jovem.
Participou do elenco dos espetáculos: O Alfaiate do Rei – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado; Passo a Passo no Paço Imperial – Dir. Cacá Mourthé – Paço Imperial; Peter Pan – Dir. Sura Berditchevski – Teatro João Caetano; O Rapto das Cebolinhas – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado; O Auto da Compadecida – Dir. Leonardo Brício – Casa de Cultura Laura Alvim; O Dragão Verde – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado.


Louise D’Tuani

Sua última atuação em novelas foi em Mutantes - Caminhos do Coração, TV Record. Integrou o elenco das seguintes novelas na TV Record: Promessas de Amor, Luz do Sol e Prova de Amor.



Clarice Falcão

Estreou como atriz em 2002, em uma montagem da peça A Ver Estrelas; cantou em uma faixa da trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro (2003); participou do filme Fica Comigo Esta Noite (2006); concebeu e atuou no curta Laços, vencedor do concurso Project: Direct, realizado pelo Youtube (2007); e sua última participação em novelas foi em A Favorita (TV Globo - 2008).


Matheus Souza
Direção
Com 19 anos de idade, Matheus Souza escreveu o roteiro e dirigiu seu primeiro filme. O longa-metragem, chamado Apenas o fim, ganhou os prêmios de melhor filme pelo júri popular no Festival do Rio 2008 e na Mostra de São Paulo, além de uma menção honrosa do júri oficial no primeiro. Hoje, além de adaptar e dirigir a nova versão de Confissões de adolescente, trabalha na pré-produção de seu segundo longa e se aventura no teatro como parceiro de Domingos Oliveira."


Maria Mariana
Autora

Na televisão fez as seguintes novellas e seriados: Lua Cheia de Amor - Rede globo, 1991; Pedra sobre Pedra - Rede Globo, 1992; Confissões de adolescente - TV Cultura, TV Bandeirantes, Multi-Show e TF-1 (Televisão francesa), 1995/96; Todas as mulheres do mundo - TV Globo, 1990; A vida como ela é – TV Globo, 1998; Você decide – TV Globo, 1997/98; A Grande família – TV Globo, 2001; O menino maluquinho - TVE, 2005.

No teatro integrou os elencos de peças como: As Guerreiras do amor, Confissões de adolescente, A alma boa de Setsuan, Cabaré filosófico, Todo mundo tem problemas sexuais e Memórias da barriga, espetáculo infantil com texto e direção sua e de Cristina Bitencourt.

No cinema participou dos seguintes longas: Uma escola atrapalhada - Filme de Renato Aragão rodado em 1990 e Amores, filme de Domingos Oliveira rodado em 1998.

Como autora: Confissões de adolescente - escreveu a peça de teatro, adaptou para literatura e televisão (tendo escrito quinze dos cinqüenta episódios produzidos para TV); Memórias da Barriga - Escreveu a peça de teatro e adaptou para literatura; Revista Zine - Foi colunista durante um ano para o JB (1992); Revista capricho - Foi colunista durante três anos. (1993/04/05); Malhação - Fez parte da equipe de redatores do programa da TV Globo, durante dois anos (1998/99); O menino maluquinho - escreveu um dos episódios da Série de TV (2005).

Livros publicados: Confissões de adolescente - Ed. Relume Dumará; Cara metade - Ed. Relume Dumará; Memórias da barriga - Ed. Berlendis& Vertecchia; Confissões de mãe - Ed. Agir.


FICHA TÉCNICA

Texto: Maria Mariana
(texto meu primeiro baseado de Ingrid Guimarães)
Adaptação: Clarice Falcão e Matheus Souza
Elenco: Clarice Falcão, Isabella Camero, Louise D’Tuani e
Sophie Charlotte
Direção: Matheus Souza
Direção musical: Igor Eça
Cenário e figurinos: Leo Bruno Gama e Victor Mattos
Iluminação: Cadú Fávero
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Coreografia: Joana Ribeiro
Preparação corporal: Ana Magdalena
Programação visual e imagens do cenário: Luiz Ludwig
Vídeos: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Assessoria de imprensa: Daniella Cavalcanti
Produção executiva: Marcela Nunes
Direção de produção: Fernando Gomes


SERVIÇO:
Theatro D. Pedro
Praça dos Expedicionários, s/n – Centro – Petrópolis – RJ – Tel. (24) 2235-3833
Data e horário: 21 de janeiro de 2010 às 20H
Valor do ingresso: R$20,00
Descontos: estudante, idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário