sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

IPIRANGA VOLTA A SER MÃO DUPLA NO DOMINGO



O presidente Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Orlindo Pozzato, anunciou hoje (15) que a reativação da mão dupla na Avenida Ipiranga será no domingo, dia 17 de janeiro, a partir das 9h. Embora a equipe estivesse apreensiva quanto ao prazo de abertura devido as chuvas poderem atrasar a pintura da sinalização horizontal, todo esse trabalho, inclusive a vertical, foi realizado dentro do período estipulado pela companhia.


A Avenida Ipiranga terá área, já demarcada, para embarque e desembarque para acesso aos colégios, utilizando o conceito de Faixa Livre, aplicado em outras localidades da cidade, para não atrapalhar a fluidez do trânsito no horário de a entrada e saída dos alunos, período em que aumenta a quantidade de veículos na via. Dessa forma, nos trechos próximo às escolas, a avenida foi dividida em três pistas, ficando uma faixa livre para evitar retenção. Além disso, haverá agentes de trânsito nesses períodos para monitorar o trânsito e também horário diferenciado para embarque e desembarque das vans escolares.


Os motoristas que vierem da Avenida 13 de Maio, por exemplo, e quiserem acessar os bairros Quissamã ou Cascatinha vão poder entrar na Avenida Tiradentes e subir a Rua Raul de Leoni para pegar a Avenida Ipiranga. Assim, não haverá a necessidade de acessar o Centro da cidade até a Praça dos Expedicionários, seguir pela Rua Nilo Peçanha para subir a Rua Dom Pedro, e nem tampouco passar pela Rua do Imperador, seguir pela Rua Paulo Barbosa e Rua Caldas Viana e escolher entre acessar a Rua do Túnel ou seguir pela Rua Floriano Peixoto. Essa medida vai retirar uma boa parcela de veículos da Rua do Imperador.


“A volta da mão dupla vai aliviar o trânsito no Centro Histórico, possibilitando que os motoristas deixem de acessar algumas vias. Essa é uma reivindicação antiga de motoristas de táxis, de ônibus e moradores do 1º e 2º distritos, que utilizam diariamente a via”, declarou o presidente da CPTrans.


A CPTrans iniciou o estudo viário em setembro e, durante esse período, vem observando o comportamento dos motoristas na via e também em contato com a direção das escolas instaladas ao longo da Avenida Ipiranga sobre a ordenação da entrada e saída dos alunos nas escolas.
A companhia informa que as mudanças para melhorar o trânsito no município estão sendo feitas seguindo etapas, de acordo com o estudo viário, para não prejudicar outras vias. O conceito do “Faixa Livre” vem sendo aplicado em diversas ruas do município, como na Alberto Torres, General Rondon, Paulino Afonso, permitindo que, mesmo com paradas de ônibus e mesmo embarque e desembarque, o fluxo de veículos não fique impedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário