quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TARUÍRA DA MOSELA PARA OS QUATRO CANTOS DA CIDADE



Após mais de dois anos afixada aos domingos na Praça Frei Aniceto Kroker, na Mosela, a Roda de Choro desenvolvida pelo Grupo Taruíra estará adotando, para 2010, um novo formato de projeto, buscando atingir as principais metas do grupo, que são a formação de platéia para o ritmo do Chorinho e o oferecimento à comunidade petropolitana de uma cultura de qualidade, envolvendo a música instrumental.


O sexteto formado por Breno Morais (que hoje encontra-se em turnê na Europa, realizando trabalhos musicais), Guto Menezes, Carlos Watkins, Yuri Garrido, Márcia Villar e José Roberto Leão, acabou de concretizar em janeiro a temporada “Choro para Alegrar a Vida”, sob realização da produtora Catarina Maul e patrocínio da GE CELMA. A temporada levou o grupo para 10 espaços diferentes, sendo cinco deles distribuídos em comunidades e praças diversas de Petrópolis.

Talvez, nesse contato com novas pessoas, novas realidades e pela necessidade de recriar a arte através de um constante movimento, tenha nascido a atual proposta do projeto, levada pela produtora Catarina Maul ao presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Dr. Charles Rossi, em reunião na última terça-feira.

A partir de fevereiro, após o carnaval, o Grupo Taruíra continuará na Mosela a cada primeiro domingo do mês, mas se hospedará nos outros domingos, a cada mês em uma diferente comunidade.
A proposta acordada pela produtora Catarina Maul e o grupo Taruíra durante saboroso almoço no Las Delícias, veio de encontro ao ideal de cultura do presidente Charles Rossi e da meta do atual governo municipal, que é de descentralizar a cultura, promovendo acesso à arte e levando projetos culturais para as comunidades petropolitanas, em todos os distritos.

Hospedar o projeto por um mês em cada comunidade ajudará a equipe do Taruíra a criar um vínculo com a mesma, além de incentivar o público alvo beneficiado a se envolver com as questões de produção e divulgação, reconhecendo que todo cidadão tem direitos e deveres no que se refere ao espaço onde vive.

A Mosela ainda continuará sendo a sede do grupo, o “lar cativo” para o recebimento de convidados e lançamento dos projetos do Taruíra, que tem na bagagem a certeza da grande contribuição que tem dado ao bairro, seja no fortalecimento do potencial cultural, como no aquecimento de vendas do comércio no entorno do coreto. Com certeza, todo esse público coletado durante a circulação do Taruíra, também fará da Mosela um ponto de encontro a cada primeiro domingo do mês, tornando a Roda no bairro um baú de surpresas e grande espaço de fomento de amizades e trocas culturais.

Mas, como um filho que concluiu a faculdade, agora é hora do Taruíra dar novos passos e se lançar a vôos maiores, beneficiando a cidade que o viu nascer com os frutos de todo este aprendizado, coroado com a aprovação e realização de seu projeto através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e reconhecimento e patrocínio da GE CELMA.

A parceria com a Fundação de Cultura e Turismo é de suma importância neste momento, com a garantia de apoio reformulado ao projeto, oficializada em reunião com Catarina Maul por Charles Rossi, que há um ano atrás sugeriu a circulação do grupo por mais comunidades.

Agora, dividindo o mesmo ideal de promoção de acesso cultural, O Grupo Taruíra e a Fundação de Cultura e Turismo decidem juntos as 11 comunidades a serem atingidas até dezembro de 2010.

Mas tudo isso a partir de fevereiro, já que até o carnaval a bateria do Taruíra se prepara para a maratona que compreende o famoso carnaval na Praça da Mosela (domingo, segunda-feira e terça-feira) e o carnaval do Vilarejo (sábado, domingo e segunda-feira). Para tanto, a partir deste domingo os ensaios das marchinhas aquecerão as domingueiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário