quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA" l DIA 05/02 l THEATRO D. PEDRO



Depois do grande sucesso nas temporadas carioca e paulista, o Circuito das Artes traz para Petrópolis o espetáculo “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues. A peça narra o encontro entre o austero Herculano com a prostituta Geni, cuja história é regada a muito amor, sexo, ciúme e traição, culminando em tragédia. Petrópolis em Cena assina a produção.


A Secretaria do Estado de Cultura, através do projeto Circuito das Artes, traz para Petrópolis o espetáculo teatral “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues, com Armazém Cia de Teatro. O espetáculo, que terá produção assinada ela produtora Petrópolis em Cena, ocorre no dia 5 de fevereiro (sexta-feira), às 21h, no Theatro D. Pedro. O público petropolitano poderá conferir a adaptação para os palcos do texto de Nelson Rodrigues, que conquistou o Prêmio Eletrobrás de Teatro 2006, nas categorias de Melhor Iluminação, Melhor Cenografia e Melhor Figurino, e o Prêmio Shell de Teatro 2005 nas categorias de Melhor Direção (Paulo de Moraes) e Melhor Iluminação (Maneco Quinderé).

A estrutura narrativa de Toda Nudez Será Castigada foi o que seduziu a companhia nessa montagem de Nelson Rodrigues (1912-1980). A peça começa pelo fim, com a voz de Geni (Patrícia Selonk) em um gravador: "Herculano, quem te fala é uma morta. Eu morri. Me matei”. O autor abre mão da surpresa, o suicídio da protagonista. A história aparece em flash-back e a ação se constrói com fragmentos de memória do austero viúvo e chefe de família Herculano (Thales Coutinho), que quer tirar a musa da prostituição. Mas tudo termina em tragédia. Essa narrativa - permeada pela ciência e fé, pelos princípios e dogmas – ganhou do autor o subtítulo “obsessão em três atos”. Amor, desejo e morte são os esteios que amparam e, ao mesmo tempo, balançam a estrutura das personagens. Herculano promete a Serginho (Sérgio Medeiros) - o filho de 18 anos, criado pelas tias - que será sempre fiel à sua mãe morta, mas seu irmão Patrício (Ricardo Martins), o antagonista ambicioso e cheio de ódio, aproxima Geni de Herculano, para quem o sexo pleno é quase pecado. Já o vigor de Geni é sustentado pelo instinto e pela vontade de viver, embora ela se consuma na idéia de que irá morrer de câncer no seio.


Salva-se por meio do sexo, seduz Serginho, mas acaba com a própria vida. A montagem do Armazém não é presa a uma época ou a um lugar. Sagrado e profano. A cenografia dá o suporte necessário a essa encenação não-realista, sugerindo as gavetas da memória de Herculano e suas portas giratórias que compõem uma caixa inteiriça de acrílico e ferro. As transparências sugerem vitrais coloridos de uma igreja ou de um bordel.


FICHA TÉCNICA
Autor: Nelson Rodrigues Direção: Paulo de Moraes Elenco: Patrícia Selonk (Geni), Thales Coutinho (Herculano), Ricardo Martins (Patrício), Sérgio Medeiros (Serginho), Simone Mazzer (tia 1), Verônica Rocha (tia 2), Isabel Pacheco (tia 3), Simone Vianna (médico), Raquel Karro (padre), e Marcelo Guerra (delegado). Iluminação: Maneco Quinderé - Figurinos: Rita Murtinho Cenografia: Paulo de Moraes e Carla Berri Música original: Arrigo Barnabé - Letra da canção-tema: Roberto Riberti Trilha sonora pesquisada: Paulo de Moraes


SERVIÇO
“Toda Nudez será castigada”
(Nelson Rodrigues)
Dia: 05 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Theatro D. Pedro
(Praça dos Expedicionários S/N – Centro – Petrópolis (RJ) – Tel.: (24) 2235-3833)
Duração: 1h30
Classificação: 16 anos Ingressos: R $ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada p/ estudantes, idosos, portadores de deficiência, clientes Unimed Petrópolis)
Produção local: Petrópolis em Cena (Marise Simões e Francis Leoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário