quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TRADE TURÍSTICO SE REÚNE COM AUTORIDADES PARA REIVINDICAR MELHORIAS NOS DISTRITOS

Em debate ações emergenciais e prioritárias como problemas no fornecimento de energia elétrica



Representantes do segmento turístico de Petrópolis se reuniram nesta quarta-feira com dirigentes do Poder Público e da Ampla no Parque Municipal, em Itaipava. Estiveram presentes ao encontro o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, o vereador Gil Magno, o presidente da Fundação de Cultura Charles Rossi, o diretor financeiro da Comdep José Magno, o secretário de obras Stênio Nery dos Santos e o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Jaime Mendonça Neto.

Petrópolis Convention & Visitors Bureau – PC&VB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis RJ – ABIH-RJ, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes de Petrópolis e Grupo da Economia da Experiência de Petrópolis – GEEP foram as instituições que reivindicaram estas ações imediatas para o segmento turístico. Entre elas estão a criação do Corredor de Turismo dos Distritos, manutenção e reurbanização das vias de acesso à cidade, além de melhorias no fornecimento de energia elétrica, coleta de lixo, telefonia e transporte.
O vice-prefeito Oswaldo Costa Frias destacou a instalação da Subprefeitura dos distritos em Itaipava, com inauguração prevista para o dia 29 de janeiro. Seis secretarias serão transferidas, o que, segundo ele, vai atender a essas reivindicações. “É fundamental que a Prefeitura se aproxime dos distritos, temos que ir aos locais e conhecer as realidades. Petrópolis tem dimensão, importância, condição e competência de fazer projetos e encaminhá-los a Brasília para buscar recursos”, disse.

Representando a hotelaria da cidade, Rogério Elmor (Bomtempo Resort), Vanda Ferraz (Pousada Paraíso), Jan Nora Hokoç (Pousada Recanto das Araras), Maurício Becker (Pousada Quinta do Jade), Bruno Wanderley (Pousada dos Pirineus) e Roberto de Souza (Quinta da Paz) foram unânimes nas reclamações contra a concessionária de energia elétrica e coleta de lixo. “A solução que encontrei foi comprar um gerador”, falou Jan Nora. “O problema é o custo de um gerador. Sem contar as placas de sinalização cobertas por vegetação e a falta de iluminação pública”, complementou Roberto. “A rede está obsoleta e o atendimento muito deficiente”, concluiu Bruno.

Vanda Ferraz teve um sério problema de falta energia no final de 2009. “Fiquei mais de 15 horas sem luz. Precisamos que os empresários do turismo sejam olhados de uma forma diferenciada para que recebam melhor os turistas e mostrem o que Petrópolis tem de melhor”, desabafou a hoteleira. Luiz Fernando Velloso, presidente da ABRASEL, contou que o turista não está sendo bem atendido. “Problemas pequenos se tornam enormes. São necessárias ações simples para resolvê-los temporariamente, e assim podermos receber bem tanto o turista quanto o veranista”, avaliou o proprietário do Restaurante LOG. “Precisamos de um plano de implantação imediata para essas questões fundamentais”, ponderou Rogério.

Flávio Câmara, presidente do PC&VB, comentou que o anseio do trade é que essas medidas emergenciais possam ser sanadas o mais breve possível. “Semana que vem estaremos recebendo uma equipe do Ministério do Turismo em nossa cidade. Temos que levantar a bandeira do turismo com o pé no chão, cobrando do Poder Público essa atuação na infraestrutura básica dos distritos”, explicou o presidente.

Frente a todas essas reclamações, o diretor técnico da Ampla na Região Serrana, Sérgio Carvalho, expôs a situação da concessionária. “48% dos problemas de interrupção no fornecimento de energia são causados por queda de árvores. A poda é responsabilidade do município, e não da Ampla, mas nós temos equipes específicas que realizam essa poda preventiva”. Sobre as medidas emergenciais, ele explicou que vai fazer um levantamento das pousadas no município. “Faremos um mapeamento técnico para identificar as áreas mais críticas, realizaremos uma visita em todas elas e, para um atendimento mais rápido, deixaremos o contato de um gestor de campo local para um relacionamento mais estreito com os empreendimentos turísticos”, explicou Sérgio. O prazo para que isso fique pronto é no final do mês de janeiro.

A Comdep e a Secretaria de Obras deixaram os telefones diretos para que sejam feitos contatos e prometeu também ações emergenciais como o mapeamento das áreas críticas para obras e coleta de lixo. As maiores fontes de informações serão os empresários. A Comdep informou ainda que vai auxiliar a Ampla nos serviços de poda neste primeiro momento.

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