quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

UCP CRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis acaba de lançar o curso de pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Diálogo com a Psiquiatria para formar psicólogos e psiquiatras em uma técnica que vem crescendo cada vez mais em número de profissionais atuantes. Transtornos como bulimia, anorexia, ansiedade, depressão, pânico, medo do futuro e uma série de outros problemas, mais graves ou não, alcançam resultados satisfatórios com a nova técnica. As inscrições vão até 5 de março e as aulas começam em seguida, com duração prevista de 18 meses.

O curso está estruturado em três módulos, que abordarão tanto aspectos teóricos quanto práticos com o objetivo de desenvolver uma compreensão do comportamento normal e patológico a partir do ponto de vista do modelo cognitivo-comportamental. Esta abordagem dá atenção a como os pensamentos sobre nós mesmos e outras situações (parte cognitiva) influenciam nossa maneira de agir (comportamento) no presente, por isso a terapia concentra-se sobre o que está acontecendo com a vida da pessoa naquele momento, em vez de buscar respostas no passado.

“Na prática, a terapia funciona com base de que são as nossas interpretações que geram os sentimentos que experimentamos e os comportamentos decorrentes dessas emoções. Assim, se um elevador para e a pessoa que estiver nele pensar que vai se atrasar para a consulta médica, ela vai experimentar um aborrecimento ou irritação; mas se ela pensar que, por não poder sair, ela poderá ficar sufocada, a sua reação emocional será de medo e seu comportamento será gritar por socorro”, explica o professor doutor Bernard Pimentel Rangé, coordenador geral do curso.

Rangé é autor e organizador de vários livros sobre o tema, entre eles “Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais: um Diálogo com a Psiquiatria”, publicado pela Artmed em 2001. É também fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e fundador e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. A coordenação técnica é da professora mestre Mara Carneiro de Souza Noel, também Coordenadora Geral de Estágios Básicos e Profissionais do Curso de Psicologia da UCP. Os encontros para o estudo serão mensais, mas sempre às sextas e sábados, com duração total prevista de 18 meses.

Com a nova pós-graduação, a UCP oferece a oportunidade de aprofundamento nesta área, com técnicas modernas dentro do modelo cognitivo-comportamental. A terapia não é tão antiga quanto os primeiros trabalhos de Freud publicados no sec. XIX. O professor Rangé acrescenta que a abordagem comportamental começou em 1913 com o artigo de Watson, dando início ao que ficou conhecido como comportamentalismo. Mas a terapia comportamental propriamente dita começou na década de 50 com os trabalhos do psiquiatra sul-africano Joseph Wolpe sobre ansiedade e fobias. Já a terapia cognitiva começou nos anos 70 com os trabalhos de Aaron T. Beck sobre depressão. No Brasil, ela se tornou mais conhecida somente na década passada. “Aqui no Brasil, portanto, não tem nem 20 anos: é nova e muito efetiva”, completa o especialista e phd na área. As informações sobre o curso estão no site da UCP www.ucp.br

Serviço

Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental em Diálogo com a Psiquiatria
Coordenação Geral - Prof. Dr. Bernard Pimentel RangéCoordenação Técnica - Profª. Ms. Mara Carneiro de Souza NoelPeríodo previsto para realização – início em março de 2010, com a duração de 18 meses.Horário - Sexta-feira das 15h às 22h e sábado das 8h às 12h e 13h30 às 17h30 - Encontros mensais.

Inscrições até 5 de março Procedimentos - A inscrição deverá ser realizada de forma presencial no Atendimento de Alunos da Rua Benjamin Constant, 213, no horário das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e 8h às 12h, aos sábados, OUatravés dos Correios, onde além dos documentos necessários abaixo relacionados, a cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição deverá ser anexada.Detalhes em www.ucp.br ou pelo tel da Coordenadoria Geral de Extensão e Pós-Graduação 2244-4094

Nenhum comentário:

Postar um comentário