segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU DA MOSELA FOI INSTALADA DOMINGO

A comunidade católica da Mosela (Petrópolis/RJ) promoveu na manhã de domingo uma grande festa para celebrar a elevação de Capela São Judas Tadeu para Paróquia, desligando-se da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A missa de instalação da nova paróquia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro e concelebrada pelos padres Luis Garcia Mello e Nerel Quirino Damasceno, que assumiram os cargos de pároco e vigário paroquial, e pelo pároco do Sagrado Coração de Jesus, Frei Adriano Freixo Pinto e por outros frades franciscanos.

Dom Filippo Santoro ressaltou que é um momento histórico vivido pela comunidade da Mosela com a instalação da nova paróquia – São Judas Tadeu da Mosela. O bispo diocesano agradeceu todo trabalho desenvolvido pelos frades franciscanos, iniciado pelo Frei Aniceto, lembrando que agora a comunidade conta com dois sacerdotes, para que possam dar continuidade ao trabalho iniciado pelos franciscanos.

Durante a homilia, Dom Filippo Santoro apontou alguns pontos fundamentais no trabalho a ser desenvolvido pela nova paróquia, entre eles o de ser uma comunidade em oração, em busca da santidade. “A oração deve ter lugar central neste período da Quaresma, pois devemos ser uma comunidade que reza. Como segundo ponto destaco a caridade, uma característica também deste tempo litúrgico”.

O bispo disse que a comunidade católica deve ter atenção ao próximo, aos mais necessitados e citou como exemplo a comunidade católica de Madame Machado, que abriu as portas para atender as famílias durante o período das chuvas em 2008. O terceiro ponto destacado pelo bispo foi à missão, “esta deve ser uma comunidade missionária, que leve Cristo em todos os ambientes, anunciando o amor maior, que é Jesus”, lembrando que a Diocese de Petrópolis está unidade a Igreja do Brasil, a Igreja da América e ao Papa Bento XVI na Missão Continental.

“Volto a lembrar que precisamos sair da pastoral do banco para a pastoral de gastar a sola do sapato, levando Cristo a todos, como fez o padroeiro desta paróquia, São Judas Tadeu, que foi um dos apóstolos e dou a sua vida pelo anúncio do evangelho”.

Izeti Claudina da Silva Soares, moradora há 30 anos na Mosela, disse que a transformação da capela em paróquia é uma grande vitória, frisando que esta mudança vai ajudar a comunidade a crescer na fé. “Estamos cumprindo o que Deus quer de nós e vamos agora caminhar ao lado de nosso padre”, comentou.

Ela destacou o trabalho realizado pelos frades, frisando que foi importante para formação pessoal de cada um e de toda comunidade. “Recebemos formação sobre o que é ser igreja, serviço e obediência e é desta maneira que vamos atuar junto ao nosso pároco”.

Durante a missa, os dois padres Luis Mello e Nerel Quirino assinaram os documentos de posse e fizeram o juramento de obediência a Igreja e de serviço a comunidade. Padre Luis, por ter assumido o cargo de pároco ainda renovou os compromissos sacerdotais. Como pároco, Padre Luis foi conduzido pelo bispo diocesano aos principais locais da igreja, onde vai exercer o ministério sacerdotal em prol do povo de Deus: sacrário, onde estão as hóstias consagradas, ao local onde atenderá as confissões e a Pia Batismal e recebeu as chaves da Igreja.

Padre Luis e Padre Nerel não esconderam a emoção de assumir a nova paróquia e agradeceram a comunidade das paróquias que deixaram para servir a Igreja na Comunidade da Mosela. “Agradeço a Paróquia Santa Rita pelo carinho. Vou trabalhar em comunhão com o Padre Luis e aos poucos vamos conhecer as comunidades e ajudando-as as crescer na fé”, comentou Padre Nerel.

Padre Luis Mello disse que este é mais um desafio na sua vida sacerdotal, mais, apesar das dificuldades, confia em Deus. Agradeceu a presença da família, inclusive da sua mãe, ressaltando que este apoio é importante também para o exercício sacerdotal e a presença de representantes da Paróquia de Nogueira, onde atuou por dez anos.

Ele disse que seu objetivo é cumprir a vontade de Deus, manifestada através do bispo. Padre Luis contou que perguntaram onde gostaria de estar “e a minha resposta foi, estar onde possa cumprir a vontade de Deus e hoje, quero esta na Mosela, onde vou doar minha vida”. Como pároco da Mosela, Padre Luis agradeceu a presença dos deputados federais Leandro Sampaio e Hugo Leal, do vereador Marcio Vieira Muniz e do ex-vereador, Marcos Novaes, lembrando que o diálogo entre o poder público e o poder eclesial deve ser permanente para o bom do povo e concluiu, agradecendo aos franciscanos, afirmando que “esta será uma paróquia sempre franciscana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário