segunda-feira, 1 de março de 2010

CASA DE SANTOS DUMMONT FECHADA PARA REFORMAS

A intervenção visa dar maior acessibilidade aos deficientes físicos


Começaram, nesta segunda-feira (dia 01), as obras na Casa Santos Dumont – A Encantada – como parte do projeto de implantação do Centro Cultural 14 Bis. O Museu estará fechado para visitação durante todo o mês de março, período em que serão feitas pinturas e alguns reparos necessários no telhado e piso da Casa. A previsão é de que o Museu volte a funcionar a partir do dia 6 de abril. “Para que a obra ocorra da melhor maneira possível e na data prevista também precisamos contar com o fator tempo. Com as chuvas dos últimos dias, a finalização da reforma pode atrasar, porém por uma boa causa, visando atender da melhor forma possível seus visitantes”; disse Charles Rossi, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

A casa é o segundo museu mais visitado da cidade. Cerca de 9 mil pessoas, por mês, passam pelaEncantada. Porém, o local foi todo planejado para atender às necessidades de Santos Dumont, com espaços pequenos multiuso e escadas íngremes, essenciais para que os turistas passem pelos três andares da residência, como a principal, onde a pessoa é obrigada a subir com o pé direito – um traço marcante da personalidade supersticiosa do inventor.

Centro Cultural 14 Bis será inaugurado em setembro

As obras para a construção do Centro Cultural 14 Bis começaram em novembro do ano passado e assim que forem finalizadas, o local começará a ser preparado para receber maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, réplicas de dependências do museu como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva possam conhecer a história do Pai da Aviação.

O espaço vai contar também com oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, além de sala de convivência, e ainda será realizada capacitação de pessoal. A ideia de facilitar o acesso para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção surgiu em 1992, logo após a restauração da Casa de Santos Dumont. O Centro Cultural 14 Bis será construído onde era a Escola Municipal Santos Dumont, hoje na Av. Piabanha. Para não haver quebra do testemunho histórico, alguns pontos, como o passadiço para o banheiro, não serão e nem poderão ser alterados, respeitando as limitações do ponto turístico. O acesso ao laboratório fotográfico, onde funciona a bilheteria, não será possível porque a realização de obras nessa parte da casa descaracterizaria a arquitetura. A fachada também não será modificada. Será criado um elevador de acesso ao Centro Cultural, seguindo sempre a lei de acessibilidade.

O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN – será executado pela Construtora Cortein Ltda, vencedora da licitação para a construção do Centro Cultural 14 Bis, que irá funcionar no anexo ao museu Casa Santos Dumont. O Ministério do Turismo será responsável por 80% do investimento, cabendo à Prefeitura a contrapartida de 20%.

Quando as obras estiverem concluídas, o Museu Casa de Santos Dumont deverá se tornar o primeiro do Estado a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário