sexta-feira, 26 de março de 2010

Choro, Teatro e Questão Indígena na Roda Cultural do Taruíra



No próximo domingo, várias novidades se farão presentes na última Roda de Choro a ser realizada na Praça Pasteur, dentro do projeto de circulação nas comunidades, promovido pelo Grupo Taruíra. O conjunto de atividades tem a produção de Catarina Maul, também produtora da Roda.


O evento que acontece de 14h às 17h, prestará uma grande homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado na véspera, em 27 de março.


Além da Exposição “Cenas”, com fotos de Catarina Maul, que retrata vários momentos de diferentes peças teatrais das companhias petropolitanas, atores de nossa cidade estarão desfilando entre o público presente, alguns de seus personagens. Já confirmaram presença o Povo do Cafundó, Cia Sekreta de Teatro e Teatro Circense Andança.


Na mesma tarde, os músicos do Taruíra Breno Morais, Guto Menezes, Yuri Garrido, Carlos Watkins, Márcia Villar, José Roberto Leão e Leandro Tartaruga estarão recebendo na Roda de Choro uma delegação indígena da Aldeia Xavante, do Mato Grosso do Norte. A vinda da Tribo é organizada pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, com apoio da Prefeitura de Petrópolis.


Chefiados pelo Cacique Domingos, há vários anos a delegação indígena deixa sua aldeia no sentido de difundir a sua cultura, valorizando a preservação de sua identidade e seu importante papel na construção da cidadania brasileira.


Catarina Maul, que organiza o encontro, solicitada ao público participante a doação de leite em pó, para que os índios possam levar para as crianças de sua aldeia. Será combinado com o comércio local um posto de venda, para que o leite possa ser adquirido ali mesmo, na Praça Pasteur, pelos que esquecerem e mesmo assim quiserem ajudar.

Com certeza, a Roda de Choro do Grupo Taruíra tem se caracterizado como grande festa cultural democrática, valorizando e prestigiando iniciativas, exercendo seu papel de espaço fomentador de verdadeira cultura em suas mais ricas diversidades.


O projeto da Roda de Choro tem patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo. Na Praça Pasteur, o evento conta com o apoio simpático e amistoso local da Mercearia Naranjito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário