quarta-feira, 3 de março de 2010

CONJUNTO DE SOPROS DA UNIVERSIDADE CRISTÃ DE ABILENE – TEXAS – TERÁ ÚNICA APRESENTAÇÃO NA CIDADE IMPERIAL


Em sua primeira turnê pelo Brasil, o Conjunto de Sopros vai se apresentar em Petrópolis, no domingo, dia 14 de março, a partir das 18h30 no Palácio de Cristal, localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro, com entrada franca, dentro das comemorações de aniversário da cidade.
O Conjunto de Sopro (Wind Ensemble), sob regência de Steven Ward, é formado por 45 instrumentistas de sopro e percussão mais destacados da Universidade Cristã de Abilene (ACU) no Texas.


A Universidade é uma instituição de ensino particular, que oferece cursos de graduação e de mestrado e possui mais de 4.800 alunos, oriundos de 50 Estados norte-americanos e de 60 países. O Departamento de Música é reconhecido por formar músicos altamente qualificados e seus alunos ocupam os primeiros lugares em seleções de ingresso a programas de pós-graduação, oferecidos por universidades norte-americanas. Mais de 95% dos ex-alunos são aceitos nas universidades de sua primeira escolha e frequentemente contemplados com bolsas de estudos. Além de serem requisitados como professores em todo o Estado do Texas.

Um corpo docente competente e dedicado trabalha com os alunos num ambiente de proposta cristã que prima pelo acolhimento e por uma atenção personalizada. Os professores transmitem em sala de aula a vasta experiência adquirida nas atividades como intérpretes, regentes e compositores.

Metade do conjunto é composta por alunos de Música e a outra metade por alunos de outros cursos da Instituição. O Conjunto tem mantido uma agenda de muita atividade. As últimas cinco turnês anuais pelo Texas incluíram quase 30 apresentações em escolas, igrejas e salas de concerto. Dentre as apresentações recentes, destacam-se os concertos no Wortham Center, em Houston, no Meyerson Center, em Dallas, no encontro dos Educadores Musicais do Estado do Texas, realizado em San Antonio, em 2005, na Conferência da Associação Nacional de Regentes Universitários de Banda, de 2006.

Ao longo de sua história, o Conjunto de Sopro apresentou-se em seis conferências da Associação de Educadores Musicais do Texas (TMEA) e em três conferências da Associação Nacional de Regentes Universitários de Banda (CBDNA).

Dr. Steven Ward, regente, compõe o corpo docente do curso de Música da Universidade Cristã de Abilene, onde, além de lecionar disciplinas de regência e educação musical, é responsável pela coordenação e regência de bandas e orquestra. Antes de ingressar nessa Universidade, atuou como professor de Música na Universidade Oriental de Oregon e como regente dos grupos musicais: Orquestra Sinfônica Grande Ronde, em La Grande (Oregon), bandas da faculdade Hope College, na cidade de Holland (Michigan) e Orquestra Sinfônica Jovem de Kalamazoo, em Kalamazoo (Michigan).
O Conjunto também tem se comprometido com a divulgação da música contemporânea, para tal foram especialmente compostas obras dos seguintes autores: Richard Danielpour, Donald Grantham, Scott McAllster, Bob Mintzer, Joel Puckett, James Syler, Narong Prangcharoen, dentre outros.

Para a abertura da apresentação, Regina Guimarães da Companhia Sekreta, que assina a produção local, convidou a Banda Marcial Imperial Petropolitana, que prontamente aceitou o convite.

Criada em março de 1996, dentro na Escola Municipal Vila Felipe (hoje rebatizada de Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo), em Petrópolis/RJ, a banda tem por objetivo inserir no cotidiano dos alunos a oportunidade de vivenciar os estudos e os encantos da música e, através dela, transformar suas realidades.

PROGRAMA

- Mother Earth David Maslanka – (nascido em 1943)
- Abertura de Candide - Bernstein/arr. Grundman - (1918-1990)
- Go! Concerto para saxofone tenor e conjunto de sopro - Bob Mintzer (nascido em 1953)
Go Slow Go Fast-Solista: Derek Brown, saxofone tenor

Southern Harmony- Donald Grantham - (nascido em 1947)
I. The Midnight Cry
II. Wondrous Love
III. Exhilaration

- Wood, Metal, Skin (“Madeira, Metal, Pele”- Josh Gottry - (nascido em 1974)
- Scott Joplin Retrospective- Scott Joplin/arr. Clark - (1867-1917)
- Abertura Cubana - George Gershwin - (1898-1937)
- The Lord bless you and keep you - Peter Lutkin - (1858-1931)

SERVIÇO

Data: Domingo, 14 de março de 2010
Horário: 18h30
Entrada: Franca
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nº
Centro – Petrópolis/ RJ
Tel.: (24) 2247-3721
Produção Local: Companhia Sekreta
Apoio: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário