quarta-feira, 7 de abril de 2010

EM ABRIL O CHORO INVADE O BAIRRO MUSICAL DE CASCATINHA

Com muito orgulho e alegria, no mês em que comemoramos o Dia do Choro (23 de abril), aniversário de Pixinguinha, o Grupo Taruíra estará levando sua Roda de Choro para uma praça muito tradicional da cidade, a Praça Monsenhor Achiles Mello, popularmente conhecida como Praça de Cascatinha.

Para os “chorões”, título dado aos músicos que dedicam-se ao ritmo do Choro, este mês tem um sabor especial. Pixinguinha, o aniversariante, é considerado por todo brasileiro o maior chorão de todos os tempos, tendo várias canções imortalizadas e presentes no repertório de todos os grupos do país, independente da faixa etária de seus adeptos.

E comemorar esse mês na Praça de Cascatinha é, para o Taruíra, muito especial, pois o bairro nascido do sonho do cubano Bernardo Caymary, que ali instalou a fábrica de tecidos de algodão, mostrou-se emancipado e festivo desde sempre, talvez pela grande concentração dos imigrantes italianos, gente festiva como nós, brasileiros.

E, no meio dessa alegria, nata, no mesmo coreto onde o Taruíra estará utilizando como endereço para as Rodas de Choro de abril, a Banda 1º de Setembro, formada por operários da fábrica, executavam seus dobrados e enchiam de alegria a vida dos diversos moradores que se multiplicavam na vila.

Cascatinha, nome dado para homenagear a queda d’água formada pela Cascata de Bulhões em conjunto com a Bacia da Alcobaça, foi, em seus primórdios, o modelo cultural que sonham os artistas e cidadãos de hoje.

Já contava com sessões de cinema regulares, vários clubes (como o Esporte Clube Cascatinha, fundado pelo Padre Achiles, que nomeia a praça), com ranchos e um alegre carnaval.
As Rodas de Choro do Grupo Taruíra, formado por Breno Morais, Carlos Watkins, Guto Menezes, Yuri Garrido, José Roberto Leão e Leandro Tartaruga, só vão somar à vocação musical de Cascatinha, que perpetua, até o presente momento, a importância da Banda 1º de Setembro, os vários blocos carnavalescos, assim como vários clubes, promovendo, ainda, um dos mais importantes carnavais de bairro de Petrópolis.

As rodas a serem realizadas nos dias 11,18 e 25 de abril, de 14h às 17h, contam com a produção cultural de Catarina Maul, patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo e apoio local.

Catarina Maul, pesquisadora de Música Popular Brasileira e realizadora de importantes eventos no resgate da cultura nacional, estará realizando, no coreto da Praça de Cascatinha, dia 25 de abril, a exposição “Pixinguinha: Este homem é um poema”, de sua autoria.

Em alguns domingos o evento também contará com varal de poesia e declamações poéticas dos jovens Matheus José e Pedro Maia e Cunha.

Se chover, as rodas acontecerão no Esporte Clube Cascatinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário