terça-feira, 6 de abril de 2010

HUGO LEAL TRAZ PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA POLO DE MODA DE PETRÓPOLIS

Projeto vai capacitar e gerar novos empregos na cidade

A população de Petrópolis vai ser contemplada com um projeto de qualificação profissional no segmento da moda, conseguido através de uma emenda individual do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) no valor de R$ 500 mil. Os recursos já estão disponibilizados na Secretaria de Estado do Trabalho e Renda (SETRAB) e o edital para o processo de licitação já foi publicado.
Batizado de “Recicla”, o projeto vai oferecer quatro cursos divididos nos módulos de: costura, acabamento e corte, venda e gestão empresarial, com capacitação para quinhentas pessoas. Em todos os módulos também serão ministradas aulas de noções básicas de computação, cidadania e cooperativismo. Os cursos vão ser gratuitos e estarão abertos a todos os interessados.

O objetivo do projeto é capacitar mão de obra, proporcionando qualificação na atividade da moda. A criação de um banco de dados dos profissionais qualificados vai possibilitar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho no Polo de Moda de Petrópolis. “Toda a estrutura do trabalho foi embasada em pesquisa realizada junto aos funcionários do setor, procurando avaliar as suas carências”, disse Hugo Leal.

Em recente encontro, Hugo Leal acompanhado pelo empresário André Sá, apresentou o projeto ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e da Arte (Associação dos Empresários da Rua Teresa), Marcelo Fiorini. Segundo Fiorini, só a Rua Teresa comporta em torno de 5 mil empregos diretos. Sobre o projeto, animado com a iniciativa, Fiorini disse que existe a demanda, mas falta a mão de obra qualificada. “Com o projeto vamos poder oferecer empregos e atender as empresas. Este trabalho de capacitação vai mudar a história do nosso Polo de Moda”.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Aníbal dos Prazeres, considera o “Recicla” uma grande conquista para a cidade. “Este projeto é uma importante e significativa iniciativa do deputado Hugo Leal. Há uma grande necessidade de estimular novos trabalhadores e reciclar os que já estão atuando no mercado. Ganhamos todos: trabalhadores, empresas e consumidores”.

Para Hugo Leal, o projeto – além de qualificar a mão de obra do setor – vai possibilitar a entrada de profissionais no mercado. “Neste trabalho, estamos viabilizando a concretização de uma proposta que me foi levada para atender este mercado de trabalho. Quem está na vida pública tem que ouvir as necessidades da sociedade. Fico feliz por mais uma vez estar atendendo a população de Petrópolis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário