terça-feira, 6 de abril de 2010

NÚMERO DE EMPREGADOS ESTÁVEL NO COMÉRCIO

Contratações no início do ano trazem boas notícias para o trabalhador

O comércio de Petrópolis registrou estabilidade em relação ao número de funcionários no início de 2010, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio). O resultado foi encontrado comparando com o mês de dezembro de 2009. Estima-se que as contratações de início de ano foram capazes de compensar integralmente as demissões do ano anterior.

Em janeiro de 2010, os maiores destaques de alta no faturamento foram os setores de: Posto de Combustível (9,0%), Papelaria (6,1%) e Decoração (1,8%). Ao incluir outros setores, houve queda de 3,4% no faturamento do comércio da cidade de Petrópolis, em comparação com janeiro de 2009. O setor Cine Foto Som registrou o pior resultado do mês, visto que seu faturamento sofreu redução de 16,3% em relação ao ano passado. Outros setores com quedas foram os de Perfumaria, Ótica, Açougue, Material de Construção, Hotelaria e CD, com quedas entre 6,5% e 15,0% em suas receitas.

Também foi registrado um recuo de 3,0% no número de unidades pedidas aos fornecedores, em relação ao mês anterior. Os setores que mais reduziram o número de solicitações foram os de Perfumaria, Cine Foto Som, Roupa, Restaurante e Posto de Combustível, com quedas compreendidas entre 6,7% e 12,5% entre dezembro e janeiro.

A participação do cartão de crédito no faturamento, em janeiro de 2010, foi de 40,6%, em média, causando alta em relação a janeiro de 2009, quando o índice registrado foi 32,9%. As maiores representações desta forma de pagamento na receita foram apuradas nos setores de Perfumaria, Hotelaria, Posto de Combustível, Decoração e Restaurante, com participações variando entre 53,3% e 80,0% de seus faturamentos. Uma boa notícia foi que, na média, foi identificado que os estabelecimentos da cidade não receberam cheques sem fundos, pelo terceiro mês consecutivo.

No que se refere aos preços dos fornecedores, foi identificada uma variação de apenas 0,3% sobre os preços praticados no fim do ano passado. Os empresários dos setores de Restaurantes (4,8%), Lanchonetes (4,0%), Eletroeletrônicos (3,2%) e Minimercados (3,0%) foram os que mais sofreram com os reajustes ocorridos no período. Nenhum setor percebeu que as tabelas dos fornecedores vieram com os preços mais baixos que os praticados em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário